quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Do Museu à Balada - Cinema: Mato sem Cachorro

Mato sem Cachorro, Brasil, 2013



E parece que elas vieram para ficar. Mais uma comédia brasileira estreia nas telonas: é a vez de "Mato sem Cachorro", comédia romântica estrelada por Bruno Gagliasso e Leandra Leal, que estreou no dia 04 de outubro passado em nosso cinema brazuca.

O filme é dirigido por Pedro Amorim (é a estreia dele em longas), fã declarado do filme "Curtindo a Vida Adoidado", filme que marcou toda uma geração nos anos 80 (link para o texto). Pedro mistura as suas preferências nesta comédia e, com a ajuda do roteirista André Pereira e da produtora Malu Miranda, consegue dar ao filme o ar de comédia romântica clássica, trazendo tudo de bom e de ruim que este gênero pode apresentar, incluindo a previsibilidade. Apesar disso, o legal é que Amorim conseguiu costurar melhor do que a média e fez um filme mais bem feito do que a grande maioria.



Pedro Amorim, inclusive, leva um dos seus dramas particulares para a tela. Formado em música, ele exprime a sua frustração como músico construindo um protagonista mestre em mashups musicais. Vale a pena prestar atenção nas cenas que trazem a banda do filme, "Sidney e suas Cópias", misturando "I Love Rock 'n' Roll" (de Joan Jett) com "O Meu Sangue Ferve por Você" (do Sidney Magal), ou os outros mashups com mais ícones do pop, como Wando e "Caverna do Dragão".

No filme, Deco (interpretado por Bruno Gagliasso) conhece Zoé (personagem de Leandra Leal) e eles se apaixonam. Juntos, eles salvam o cãozinho Guto, que é quase atropelado por Deco e é portador de
narcolepsia, ou seja, o cão desmaia toda vez que sofre algum tipo de emoção. Tudo vai bem e o casal se consolida, mas, como Deco é um cara que não sai do sofá, o relacionamento vai por água abaixo e Zoé decide se separar de Deco, levando o cachorro embora. Deco, ao perceber que chegou ao fim da linha, pela primeira vez toma as rédeas da sua vida e tenta recuperar o que ama, combinando com o primo Leléo (Danilo Gentili), o sequestro do cão Guto.



Vale ressaltar a estreia de Danilo Gentili como ator. Comediante experiente, Danilo consegue empregar um bom ritmo ao filme e nos fazer rir bastante. Talvez o que tenha passado um pouco dos limites é que o personagem Leléo é um pouco mal educado demais. Sendo assim, algumas falas não são muito agradáveis. Isso, em minha opinião, poderia ter sido evitado e o personagem ficaria bem mais bacana.

Como eu sou suspeita por ser voluntária na causa de proteção animal, o cãozinho Duffy, que "interpreta" o cão Guto no filme, rouba a cena. A produção do filme quis dar tanta veracidade ao problema da narcolepsia que buscou nos EUA um cãozinho que simulasse os ataques com mais veracidade. Sendo assim Duffy, cão da raça English Sheperd, ganhou o papel e é considerado uma das grandes estrelas deste filme. Eu concordo!



Ficha técnica:
- direção: Pedro Amorim.
- elenco: Bruno Gagliasso, Leandra Leal, Danilo Gentili, Letícia Isnard,

Enrique Díaz, Felipe Rocha, Gabriela Duarte.
- lançamento: 04/10/2013.
- coprodução: Globo Filmes, Mixer, Lupa Filmes.
- distribuição: Imagem Filmes, RioFilme.


Se você gosta de comédias leves, para relaxar a cabeça e curtir sem mais frescuras, eu recomendo. Bom divertimento!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário