quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Daí, Daqui, de Lá e de Cá - Varizes X Vasinhos

Uma semana de molho em casa, com a perna esquerda elevada a maior parte do tempo. Diagnóstico: erisipela. Um susto tremendo, mas que me fez correr imediatamente ao médico para ver o que era e tratar, já que a mancha formada foi muito grande (do tornozelo até quase o joelho). Confesso que, mesmo sendo dentista e já sabendo mais ou menos o que eu tinha, um fantasma veio me atormentar: será que eu estava com flebite ou, então, varizes se formando?


Pois é. Obesidade, vida sedentária e muito tempo sentada por causa da profissão causaram-me aqueles indesejáveis "vasinhos". Minhas pernas têm muitas "aranhinhas" espalhadas, mas, em situações como a que ocorreu comigo na semana passada, eu pude aprender um pouco mais sobre o assunto e, agora, sei identificar e diferenciar o que é o vasinho e o que são as varizes.

Varizes são veias dilatadas e tortuosas, onde o sangue se acumula nessas tortuosidades. Localizam-se preferencialmente nas pernas e formam-se pelo mau funcionamento das válvulas que levam o sangue ao coração. Como essas válvulas não funcionam direito, o sangue fica retido e se acumula nas veias,
causando o alargamento das mesmas. Além de não deixarem as pernas bonitas, doem e incham. Geralmente, são causadas por fatores hereditários, falta de exercícios físicos, pílulas anticoncepcionais, obesidade e envelhecimento e, se não tratadas, podem se romper e formar feridas na pele ou ainda se transformar em flebite (que era o meu medo) e até causar trombose. São tratáveis e controláveis, mas não curáveis definitivamente, segundo os médicos. As opções de tratamentos e cirurgias são avaliadas pelo médico vascular ou angiologista.


Já os "vasinhos", ou telangiectasias, são vasos capilares que se dilatam e ficam aparentes, formando riscos na pele da espessura de um fio de cabelo. Em geral, não causam dor e nem problemas de saúde, mas fazem as pernas ficarem feias, do ponto de vista estético. Existem diversos tratamentos para eliminá-los, mas sempre com orientação médica. Podem ser causados pela gravidez, sedentarismo, excesso de peso, uso constante de salto alto, tabagismo, anticoncepcional, ficar muito tempo sentado ou em pé e, no caso das mulheres em particular, pela influência natural dos hormônios femininos, mesmo sem gestação, como o estrogênio.

Os vasinhos não se transformam em varizes e vice-versa, pois a origem é diferente. Enquanto que as varizes são veias dilatadas, os vasinhos se originam dos vasos capilares dilatados. Uma pessoa pode ter as duas coisas ao mesmo tempo, mas não é via de regra e nem uma coisa se transformou em outra.
Entretanto, é bom ficar de olho, pois pesquisas indicam pessoas que formam os vasinhos, podem apresentar tendência maior à formação de varizes pela capacidade aumentada de dilatação da rede circulatória.

De qualquer forma, sejam vasinhos ou varizes, aí vão as dicas para evitar ou amenizar o que já está feito:
- evitar o sedentarismo: fazendo exercícios, nós aumentamos a força de contração dos músculos das pernas, melhorando assim o funcionamento das bombas musculares.
- evitar a obesidade: a gordura aumentada, principalmente aquela localizada no abdômen, aumenta a pressão local, que dificultará o retorno sanguíneo ao coração.
- suba e desça as escadas: ao contrair os músculos da panturrilha, acionaremos uma bomba muscular que impulsionará o sangue para cima, estimulando a boa circulação.
- salto alto com moderação: se a panturrilha for mantida sempre contraída, o bombeamento de sangue para cima não funcionará e a circulação será prejudicada.
- evite fumar: já é sabido que o cigarro causa danos às paredes dos vasos sanguíneos, além de aumentar as chances de formação dos trombos, coágulos formados no interior das veias. O deslocamento dos trombos causa a trombose, que pode até ser fatal.
- cuidado com a combinação cigarro-pílula: ambos mexem com o sistema circulatório, portanto evite combiná-los.



Evitar viagens muito longas, ficar muito tempo em pé ou sentado, se esticar de vez em quando e usar meias elásticas, além de fazer massagens para estimular a circulação, são alguns cuidados simples, mas bastante eficazes.

Portanto, moçada bonita, a coisa é começar a se mexer. Reduzir o sal, emagrecer, fazer exercício, se cuidar mais e consultar o médico o quanto antes. Eu já marquei a minha consulta.

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário