quarta-feira, 16 de outubro de 2013

De Malas Prontas - Sorocaba, SP

Nossa viagem de hoje vai nos levar a uma cidade com muita história para contar e que sempre foi essencialmente comercial: Sorocaba. Cidade do interior paulista mas que desfruta da proximidade com a capital, Sorocaba tem o comércio e a indústria como os seus carros-chefes na economia, isso desde a sua fundação, em 1654.


Eu morei lá por mais de onze anos e o meu maridão, o JH, é sorocabano nato. A cidade já vive o clima paulistano dos engarrafamentos, dos shoppings e do alto custo de vida, mas mantém o jeitinho "gauchês" de falar. Aliás, a influência gaudéria é imensa na formação do povo sorocabano por conta do comércio de muares e do tropeirismo. Sorocaba é até citada por Érico Veríssimo nos livros que compõem "O Tempo e o Vento". Portanto, se visitar a cidade, ouvirá o jeito cantadinho do sorocabano falar, expressando a vogal E com toda a sua máxima!


Pólo industrial e com comércio expressivo, a cidade atrai investidores e comerciantes, mas Sorocaba não respira apenas trabalho. Há opções bem bacanas de se conhecer, como o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, o Museu Histórico Sorocabano, o Parque da Biquinha, o Parque dos Espanhóis e o Parque Kassato Maru, entre outros.


O centro da cidade é uma atração à parte, com suas ruas estreitas e casarões antigos, típicos de uma cidade "trezentona" na idade. Andar por ali faz a gente respirar a história, como bem retrata o filme "Cafundó" (Cafundó, Brasil, 2005), com roteiro e direção de Clóvis Bueno e Paulo Betti, ator sorocabano, que conta a história de João de Camargo, ícone religioso da cidade.


Seguir a "Rota dos Tropeiros", visitar o Mosteiro de São Bento, ver os grupos de cururu e de viola caipira, ver as cavalgadas, a Casa de Aluísio de Almeida, o Casarão de Brigadeiro Tobias, a Igreja de Aparecidinha, a Capela de João de Camargo e a igreja que ele construiu, e tantas outras coisas mais, é viajar pelo tempo dos bandeirantes, dos tropeiros e pela história do estado de São Paulo e do Brasil.


Como eu disse, Sorocaba é uma cidade com muita história para contar e muita coisa para oferecer nas áreas do conhecimento (possui muitas faculdades) e dos negócios. Pode não ser uma cidade bonita, mas é um agradável passeio para quem quiser respirar o antigo e o novo em conjunto.

Para saber mais, visite o site oficial de Sorocaba: www.sorocaba.sp.gov.br.

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário