segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Truques e Tralhas - Pano de Prato Bacana

Cozinha e limpeza sempre devem ser sinônimos, já que bactérias e fungos sempre estão à espreita, esperando a mínima oportunidade para infestarem a nossa cozinha. Uma das coisas mais contaminadas que existem dentro da cozinha, já foi tema de conversa aqui: a esponja de limpeza (clique aqui para ver Esponja de Limpeza Bacana). Hoje, que tal conversarmos sobre outro objeto que, muitas vezes, a gente nem presta tanta atenção assim? Pois é! Vamos falar do pano de prato.


Pesquisas recentes comprovam que o pano de prato é, também, fonte considerável de contaminação dentro de uma cozinha. Na grande maioria das vezes, o pano de prato não serve apenas para enxugar a louça, agregando as funções de enxugar as mãos, pegar as panelas, abrir as gavetas da geladeira, entre outras. Por estar sempre úmido, ele se torna o veículo propício para o desenvolvimento de bactérias e fungos e, como acaba sendo empregado para diversos fins, ele se transforma em fonte de contaminação cruzada. Um exemplo: se enxugarmos as mãos em um pano de prato e, com o auxílio do mesmo pano, abrirmos uma gaveta na geladeira, as bactérias serão levadas de um ambiente ao outro, promovendo, assim, a contaminação cruzada.

O ideal é trocar o pano de prato todos os dias mas, em virtude da nossa santa correria de todo dia, muitas pessoas acabam trocando o pano de prato uma vez por semana apenas. Isso está longe do ideal, mas, com as dicas que daremos a seguir, você conseguirá amenizar bastante o pecado
de não trocá-los diariamente:

- não tenha dó de "gastar" os seus panos de prato. Se puder, troque-os dia sim, dia não. Compre panos mais baratos para as atividades mais pesadas e deixe os mais elaborados para enfeitar a sua cozinha.


- se possível, separe os panos de prato em três: um para secar louças, um para secar talheres e um para secar as mãos. Identifique-os por cores ou bordados e, no caso da secagem das mãos, uma boa ideia é comprar os "bate-mão", que já ficarão devidamente identificados para isso.

- na hora de lavar, junte todos os panos de prato sujos para lavar de uma única vez. Peças de cozinha devem ser lavadas separadamente das demais peças da casa. Depois de secas, a mesma coisa: conserve-as separadas também. Ah! O mesmo vale quando você for pendurar as peças de cozinha para secar: deixe-as separadas de tudo, principalmente de tapetes e peças coloridas.

- antes de colocar os panos de prato na máquina de lavar, coloque-os para ferver em uma panela com um pouco de vinagre branco ou detergente incolor. Espere a água ferver e desligue o fogo, deixando os panos lá até a água esfriar. Depois, lave-os normalmente. Esse cuidado deixará os seus panos sempre branquinhos e prevenirá os amarelados.


- se o pano estiver amarelado, deixe-o de molho em uma mistura de um litro de água e 3 colheres (sopa) de água sanitária durante 2 horas. Enxague e lave-o normalmente.

- deixe os panos mais felpudos para enxugar as mãos e os mais grossos para a louça e panelas. Quanto mais felpudo for o pano, mais pelinhos ele deixará em seus utensílios.

- você curte um paninho para enxugar a pia? Mude para os panos descartáveis ou faça as pazes com o rodinho de pia. Quanto mais molhado o pano, mais contaminação ele terá.

- bate bastante sol em seu quintal ou na área de serviço do seu apartamento? Vale a dica dos tempos de nossas avós: ponha os panos para quarar. Umedeça e ensaboe as peças com sabão em pedra e deixe-as ao sol. A alta temperatura fará o sabão "ferver", auxiliando na eliminação dos amarelados e das manchas. Uma dica para acelerar esse processo é colocar as peças dentro de um saco plástico incolor, fechá-lo e deixar ao sol.


Esfregando menos os seus panos de prato, sobrará mais tempo para curtir e cuidar da sua família e da sua casa.

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário