segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Truques e Tralhas - Lista de Compras Bacana

Para variar, a vida da gente continua corrida e, para quem tem atividades fora de casa e ainda cuida dela, otimizar o tempo é sempre importante. Com as compras no supermercado não é diferente, afinal de contas, independentemente dos nossos compromissos, a casa tem que funcionar, senão tudo ficará ainda mais confuso.


Quantas vezes você esqueceu algo que deveria ter comprado? Quantas vezes comprou coisas totalmente desnecessárias para aquele dia? Quantas vezes se empolgou com as promoções e esqueceu-se do trivial? Pois é! Esquecer um item, comprar desnecessariamente ou se empolgar além da conta nos faz desperdiçar tempo e dinheiro. Para isso, a solução é fazer a velha e boa lista de compras.

A seguir, algumas dicas para você fazer a sua lista sem complicações:

1) Saiba a consumação mensal.
Faça uma lista básica de tudo o que é consumido em sua casa. Alimentos perecíveis e não perecíveis, material de limpeza e higiene. Quanto mais você souber o que é consumido, mais poderá controlar as quantidades a serem compradas, sem desperdiçar dinheiro comprando mais um item do que outro.



2) Verifique os dias de ofertas e promoção nos supermercados.
Todos os supermercados oferecem dias específicos para promoções. É válido conhecer para se economizar um bom dinheiro, por exemplo, em mercadorias que pesam mais no bolso, como as carnes.
Mesmo que você faça mais visitas aos supermercados, a economia vale a pena. Portanto, para não se perder, leve a lista para as compras específicas na promoção, senão a economia conseguida irá para o ralo e o tempo dispensado será totalmente desperdiçado.


3) Deixe a lista sempre à vista.
Faça uma lista e pendure-a na cozinha, em local visível: na porta da geladeira, dentro do armário, na dispensa. Vale pensar em um pequeno quadro de avisos, também.

 

4) Faça controle de estoque.
Quanto mais você conhecer o consumo da casa, mais será capaz de comprar quantidades corretas, não desperdiçar e não deixar faltar nada. Para isso, é legal fazer um controle de estoque e pedir a colaboração do pessoal de casa para atualizar esse controle diariamente. Se alguém abriu a última unidade de margarina, por exemplo, é só anotar para que você possa se lembrar de comprá-la.
É importante, também, deixar o seu estoque arrumado. Confira os prazos de validade e sempre consuma primeiro os itens que têm o vencimento mais próximo. Ah! Outra dica de ouro: limpe a geladeira um dia antes de ir às compras! Jogue fora o que está vencido e liste o que está faltando.


Se a gente se organizar, tudo ficará mais fácil. É só começar!

Abraços,

Lara

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário