quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Daí, Daqui, de Lá e de Cá - Outubro Rosa

Existe um mês do ano em que as coisas se tornam mais rosas e mais bonitas. Estamos falando do Outubro Rosa, movimento iniciado nos anos 1990 nos EUA e que vem cada vez mais se espalhando pelo mundo, com o objetivo de conscientizar e prevenir o câncer de mama.


Tudo começou quando o Congresso Americano aprovou o mês de outubro como o mês nacional de prevenção do câncer de mama, ao ver que vários estados americanos promoviam ações isoladas e relativas ao câncer de mama sempre em outubro. Daí, o laço cor-de-rosa foi instituído como símbolo do movimento pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, ao ser distribuído aos participantes da primeira "Corrida pela Cura", realizada em Nova York em 1990 e, desde então, promovida anualmente nesta cidade.

A principal intenção deste movimento é chamar a atenção das pessoas para que saibam o que é o câncer de mama, qual é a realidade atual desta patologia e, principalmente, para a importância do diagnóstico precoce. Em vários locais do mundo, a iluminação rosa de monumentos, prédios,
empresas e praças está se tornando um símbolo de união dos povos em favor da saúde feminina, já que o câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres. Sendo assim, a cor rosa alerta às mulheres para fazer o autoexame de suas mamas, estimulando-as a se tocar, a procurar a assistência médica com mais frequência e a fazer a mamografia, exame realizado para a detecção da doença.


O autoexame é simples e rápido, mas fundamental, principalmente na detecção precoce do câncer de mama. Entretanto, ele não dispensa a consulta periódica com o ginecologista ou mesmo o mastologista. A mulher precisa conhecer o seu corpo para que possa fornecer informações precisas aos médicos e nisso, o autoexame é imbatível. Ele deve ser feito assim:

1.Fique de frente para um espelho e, sem roupa, ponha as mãos na cintura, observe suas mamas e veja se são iguais.

2. Ponha as mãos para cima e observe se as mamas são iguais e se os mamilos estão na mesma altura.

3.Leve a mão direita à nuca. Com a mão esquerda, palpe a mama direita com movimentos circulares e suaves. Investigue toda a extensão da mama, procurando por caroços.


4.Aperte suavemente com os dedos o mamilo e a auréola. Observe se sai algum líquido.

5.Agora, leve a mão esquerda à axila direita. Traga-a em direção à mama direita, fazendo movimentos circulares, investigando toda a extensão da axila à mama, procurando por caroços ou observando se sentirá algo diferente.

6. Faça o mesmo com a mama esquerda.

7. Deite-se em sua cama e repita os mesmos movimentos, investigando as duas mamas como você fez enquanto esteve em pé.

O autoexame deve ser feito mensalmente, principalmente para as mulheres após os 20 anos, com caso de câncer na família, e 40 anos, que não tenham tido casos na família.


Passar pela experiência da suspeita ou do câncer propriamente dito, mexe com todo o lado emocional, psíquico e psicológico da mulher. Os homens também podem sofrer deste mal, embora sejam infinitamente menos afetados que as mulheres. Sendo assim, dar apoio, conversar, mostrar-se solidário com a dor, a angústia ou a ansiedade por boas notícias, seja ainda na fase do diagnóstico, prognóstico ou do tratamento em si, fará toda a diferença para quem estiver enfrentando este drama e lutando por dias melhores. Falo com propriedade no assunto, pois já passei pela dúvida e, se não fosse pelo apoio do meu marido e dos amigos mais próximos, com certeza eu teria pirado.

Se toque!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário