sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Cozinha de Sal - Pratos e Vinhos

Muito bem. Você preparou uma de nossas receitas salgadas e exclusivas ou, então, alguma receita salgada bacana de uma amiga, colega de trabalho ou que achou na internet. Preparou a mesa, dispôs os talheres e pensou na bebida. Bebida? E agora? O que servir? Qual a melhor opção de bebida para acompanhar o prato que tão cuidadosamente você preparou?


É nessa hora que muitas preparações dançam se não forem acompanhadas pela bebida certa. Em almoços ou jantares mais especiais, geralmente a bebida eleita é o vinho, que pode ou realçar o sabor dos pratos que acompanhará ou decretar a derrota de todo o sabor do prato oferecido. Portanto, pensando na harmonização de pratos e vinhos, fizemos este guia simples e prático como sugestão, indicando os vinhos mais conhecidos conforme sua produção pelas seguintes uvas:

1) Merlot.
Para queijos maduros como o roncal e o gorgonzola, ensopados, carnes bovinas, peru, salmão, pratos

mexicanos, pizza e pratos à base de legumes e frutas secas, como nozes, avelãs, figos e ameixas. Frango caipira com angu cai muito bem com este vinho.

2) Cabernet Sauvignon.
Para queijos como a muçarela, cheddar ou o gouda e pratos mais condimentados, carnes (frango, porco, carneiro, vitela, boi, cordeiro) assadas ou grelhadas  e macarrão ao molho vermelho. Acreditem: combina muito bem com feijoada.


3) Shiraz ou Syrah.
Para pratos muito condimentados ou muitas especiarias, comidas exóticas, alguns pratos agridoces e carnes de aves e caça (patos e coelhos).



4) Chardonnay.
É a uva branca mais popular do mundo e produz vinhos variados. Para queijos como o cheddar, provolone e emmenthaler, carnes brancas, cogumelos, risotos, quiches e massas com molhos à base de creme. Também acompanha frutos do mar e peixes, inclusive os de sabor mais forte.


5) Carmenère.
Para pratos muito condimentados e exóticos, assim como queijos semi-maduros e pratos à base de creme e queijo.


6) Espumantes em geral.
Vão bem com lagosta, comida chinesa, salmão, sushi e salada Caesar's.


A harmonização de pratos e vinhos visa a combinação dos alimentos com os vinhos que realçarão mais o sabor dos mesmos, portanto é a busca da harmonia entre ambos, daí o termo "harmonização". É interessante se saber combinar, mas não é via de regra absoluta. A sua criatividade pode causar uma grata surpresa aos seus convidados, mas, para evitar erros maiores, é bacana se conhecer algumas combinações básicas.


Vale lembrar, também, que se você ofertar um vinho daqueles excepcionais, "dos deuses" mesmo, é melhor se valer de um prato mais simples para não interferir na degustação de um vinho tão especial.

Boas combinações e bom apetite!

Abraços,

Lara


Fonte das imagens: Corbis Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário