terça-feira, 25 de junho de 2013

Recriarte - Luminárias de Palitos de Sorvete

Sempre gostei de coisas com luzes. Quando eu era criança, não podia ver lanternas e pisca-piscas que já queria brincar com eles. Lembro-me de um abajur cilíndrico que tinha umas figuras de uns calhambeques: ligado, o abajur causava um efeito que dava a ilusão de que os calhambeques se moviam. Eu gostava muito daquele abajur.



Adorava quando chegava o Natal para ver a árvore da sala enfeitada com aquelas luzinhas. Ficava horas olhando para elas sem me cansar.

Depois que cresci, outras luzes me chamaram a atenção. Lustres, abajures, luminárias, arandelas.

Como trabalho com artesanato me perguntei, num momento de iluminação, porque não fazer alguma coisa com luz. Foi então que tive a brilhante ideia de fazer uma luminária com palitos de sorvete.

A cúpula dá mais trabalho. Não por ser difícil, mas por ser um processo lento em que palitos de sorvete são empilhados de forma ordenada e colados um a um.




Feita a cúpula, resolvi a questão sobre como prender o soquete sem utilizar uma base de madeira com parafusos. Demorei a resolver isso, mas consegui chegar a um simples pedaço de rolo de papel, em que são enrolados aqueles plásticos para embalagem, onde é encaixado o soquete.

Pintar também foi um problema. Ou eu pintava palito por palito ou fazia ginástica com as mãos pintando por fora e por dentro a cúpula já pronta. Descobri que dava para borrifar a tinta misturada à água.

A base da cúpula foi a parte mais fácil, o que resolvi com apenas quatro rolhas de cortiça que serviam de pés para a luminária.

Soquete, fio, plugue e botão interruptor já são vendidos em forma de kits próprios para fazer luminárias e abajures.



Se alguém se interessar em saber mais sobre esta técnica artesanal, é só entrar em contato com o Espace Lepage, onde encontrarão mais outros cursos sobre arte e artesanato.

Abraços do MM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário