quinta-feira, 27 de junho de 2013

Do Museu à Balada - Filme: Star Trek, Além da Escuridão

Star Trek – Além da Escuridão (Star Trek Into Darkness, EUA, 2013)



Para os amantes da ficção científica e das séries Star Trek, Star Wars e  Battlestar Galactica (Galactica Astronave de Combate, veiculada na tevê brasileira nos anos 80), como eu, ver o anúncio de mais um Star Trek  estreando nos cinemas é sempre uma emoção. Impossível não ver a propaganda e não mergulhar no universo trekkie ! 



Este é o décimo segundo filme da série Star Trek, conhecida no Brasil inicialmente como Jornada nas Estrelas. Estreou em 14 de junho deste ano nos cinemas brasileiros e tem a continuação de  J. J. Abrams (um dos idealizadores da série Lost) como diretor.  Escrito por Roberto Orci, Alex Kurtzman e Damon Lindelof,  nele também  retornam  os atores Chris Pine, Zachary Quinto, Karl Urban, Zoe Saldana, Anton Yelchin, Simon Pegg e John. 

Um planeta primitivo está à beira da destruição total devido à erupção de um vulcão. Spock (Zachary Quinto) é enviado para o interior deste vulcão para, através de um dispositivo, impedir que se complete o ciclo da erupção. Entretanto, imprevistos acontecem e Spock fica preso dentro do vulcão, sem possibilidade de fuga. Para tentar salvá-lo, o capitão Kirk (Chris Pine) quebra várias regras da Frota Estelar, o que o leva a perder o comando da nave para o capitão Pike (Bruce Greenwood). Mas uma ameaça muito mais aterradora surgirá: a situação muda totalmente de figura com o surgimento de John Harrison (Benedict Cumberbatch), inimigo declarado da Frota Estelar, que comanda um ataque a um suposto arquivo de dados da Frota. Com o surgimento de novas prioridades, Kirk é reconduzido ao comando da Enterprise e enviado para capturar Harrison, que se esconde em um planetoide pertencente ao Império Klingon, que está à beira de uma guerra com a Federação.



Star Trek – Além da Escuridão tem todos os ingredientes para um bom filme: excelentes cenas de ação, ótimos diálogos, um elenco de peso, um vilão misterioso e intrigante, além de cenas cômicas nas horas certas. J. J. Abrams é um mestre em misturar todos estes elementos, fazendo com que Star Trek volte a se tornar uma das mais importantes e comemoradas franquias de ficção científica. Antes de Abrams, Star Trek estava sendo relegada ao esquecimento e seus fãs ridicularizados, até que a Paramount resolveu apostar em seu trabalho e, em 2009, surgiu Star Trek 1, brilhante em todos os sentidos. Deu-se o fôlego necessário para a continuação neste Além da Escuridão e já se fala em um terceiro a ser filmado em 2016. Por tudo isso, o reboot merece respeito e, finalmente, Star Trek revive!

Claro que nem tudo são flores. Problemas de roteiro são percebidos ao longo do filme, como a massificação dos teletransportes (para quê uma nave exploradora viajando pelo universo se você pode chegar em qualquer lugar, através do teletransporte?) e falhas na segurança (qualquer um entrava no estaleiro da supernave secreta da Frota), mas o desenvolvimento é tão rápido e tão intenso que mal se dá tempo para pensar e avaliar analiticamente o que está acontecendo. É perfeito! Tanto que Chris Pine já é considerado o novo Capitão Kirk, assim como Zachary Quinto o novo Spock. Só falta Karl Urban e seu Doutor McCoy se integrarem ao sistema, afinal de contas Star Trek tem um trio central e não apenas uma dupla. As cenas de ação são excelentes e estão entre as melhores que o cinema já produziu nesta última década, com um 3D cristalino (foi filmado em IMAX e depois, convertido em 3D). Somado a tudo isso, a trilha sonora, assinada por Michael Giachino, é brilhante e acrescenta novos temas às músicas originais, dando ao fã mais motivos para se emocionar e ainda mais reverenciar a franquia.



Uma boa surpresa foi ver Peter Willer na pele do Almirante Marcus. Ver o “RoboCop” nas cenas futuristas de Star Trek, me fez lembrar o quanto ele é ligado ao personagem ainda, mas a sagacidade de Willer faz do Almirante Marcus um homem enigmático, autoritário e ameaçador. Atuação marcante!



Enfim, crie fôlego e divirta-se com um excelente filme, um dos melhores deste ano, na minha opinião.

Apenas para relembrar, os filmes da franquia Star Trek são:  Jornada nas Estrelas - O Filme (1979), Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (1982), Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock (1984), Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa (1986), Jornada nas Estrelas V - A Fronteira Final (1989), Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida (1991), Jornada nas Estrelas - Generations (1994), Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato (1996), Jornada nas Estrelas - Insurreição (1998), Jornada nas Estrelas - Nêmesis (2002) e Star Trek (2009).

Bom filme!

Abraços, 

Lara

PS: Vida longa e próspera!





Nenhum comentário:

Postar um comentário