Em 17/06/2013, tive que preparar o almoço correndo pois My Love iria trabalhar e mamys viria almoçar. Olhei no congelador: nada de feijão cozido. Pensei: boa pedida para fazer um macarrão com ervilha e postar a receita em nosso blog.
Eu e mamys tivemos uma bactéria no estômago chamada H. pylori e o médico proibiu massa ou extrato de tomate, mais todos os alimentos ácidos e que continham conservantes. Tinha que ser tudo natural. Como mamys é hipertensa, aprendemos com um médico o seguinte: tempero para comida é alho, cebola, óleo (com moderação), azeite e ervas. O resto só causa hipertensão e outros males à saúde. Sendo assim, abster-se do tomate foi fácil.
Mas, e aí? Como comer macarrão sem molho, sem tomate?
Como somos fãs de legumes, verduras e frutas, mamys teve a seguinte idéia: fazer um macarrão ao alho e óleo com abobrinha. Depois, ela fez com cenoura, brócolis, espinafre, couve, cenoura e ervilha orelha=de-padre.
Passado o tratamento, fomos liberadas para comer tomate novamente, mas não mais conseguimos comer macarrão ou qualquer outro prato com extrato ou massa de tomate industrializados. Compramos o tomate e fazemos o molho em casa ou então fazemos o macarrão como descrito na receita a seguir.
Deliciem-se!
Ingredientes:
- 500 gramas de macarrão integral
- aproximadamente 250 gramas de ervilha orelha-de-padre
- azeite (ou óleo)
- 1 cebola
- 2 tomates
- 1 pitada de sal
- tempero baiano (mistura de cominho, coentro em pó, cúrcuma, pimenta do reino branca, pimenta caiena, pimenta malagueta, orégano)
- meia cabeça de alho (mais ou menos; fica a gosto)
- folhas de manjericão
- curry a gosto
Modo de Fazer:
Em uma panela grande ou média, coloque água em quantidade suficiente para cozinhar o macarrão e acrescente azeite (ou óleo) e sal. Quando levantar fervura, despeje o macarrão integral e fiscalize para que não grude ou passe do ponto. O macarrão integral demora mais para cozinhar do que o macarrão com ovos. Quando estiver “al dente”, escorra o macarrão e reserve.
Na panela em que cozinhou o macarrão coloque azeite, cebola e alho picados para dourar. Acrescente o curry. Quando estiver dourado, coloque a ervilha para cozinhar deixando “al dente” também.
Misture o macarrão, o tomate, o tempero baiano e o manjericão e sirva.
Rende cerca de 5 porções e é bem leve.
O macarrão integral é rico em carboidratos de baixo índice glicêmico, sendo muito mais saudável por conter farinha não-processada, o que garante que seus componentes naturais (farelo, fibras, vitaminas e minerais) permanecem intactos. É uma ótima opção quando se trata de promover a saúde e o bem-estar. Sua cor é amarronzada e sua textura é um pouco mais grossa do que o macarrão convencional, o que atribui um sabor diferente, mais glamouroso.
Portanto, não deixe de experimentar!
Bom apetite!
Regiane
Nenhum comentário:
Postar um comentário