sábado, 29 de junho de 2013

Numa Folha Qualquer - O Guarda-Chuva

Olá, pessoas supimpas!

Vocês conhecem objeto mais estranho do que um guarda-chuva? A começar pelo nome. Quem guarda, guarda alguma coisa. E que coisa serviria para guardar a chuva? Eu usaria uns baldes. E o que se guarda dentro de um guarda-chuva? Já soube de casos em escritórios em que uns safados enchiam os guardas-chuva dos infelizes portadores com clipes, papéis picados e outras coisas.

Mas me respondam com sinceridade: essa coisa protege mesmo da chuva? Vocês se sentem realmente seguros carregando isto? Porque quando desaba aquele toró, o que se salva mesmo é a parte do pescoço para cima, pois o resto fica embaixo d’água. Isso se não passar um carro numa poça d’água simulando aquela ducha escocesa. Agora se a chuva for fraca, ao invés de usar o guarda-chuva compensa mais ficar se esgueirando sob os beirais dos edifícios, toldos de padaria, copas das árvores, enfim.

Por falar em beirais, não tem coisa mais desagradável do que aquele sujeito que, mesmo com guarda-chuva, fica debaixo de um beiral com ele aberto, esperando a chuva passar e atrapalhando a passagem dos que não usam guarda-chuva. Eu acho o seguinte: comprou guarda-chuva é pra se molhar e deixe os sem guarda-chuva viverem felizes.




O guarda-chuva na verdade é um três em um. Além da função de guardar a chuva ele também serve de “sombrinha”. Sombrinha? Faça-me o favor! Por que não “guarda-sol”? Já que é para guardar, que guarde então! Mas a melhor função mesmo é a de “guarda-vento”. É quando o guarda-chuva, em meio a uma rajada de vento durante uma tempestade, se transforma numa coisa tal qual uma vela de barco redonda e sai arrastando o distinto pelas correntezas dos mares urbanos. Não tem coisa mais constrangedora do que segurar um guarda-sei-lá-o-que virado do avesso em meio a uma ventania.

Alguns idosos usam como arma. Aliás, acho que só para isso eles usam o guarda-chuva, pois jamais vi um deles usando daqueles modelos compactos de colocar na bolsa. Só andam com aqueles trambolhos mesmo, daqueles que se parecem com um circo quando ficam abertos.

Para acabar com o aspecto sombrio e mórbido do guarda-chuva preto, inventaram outros coloridos com estampas de flores, animais, tem até um com foto da Madonna. Por mim, pode colocar até a foto da Angelina Jolie que não vou usar mesmo.

E como dizia Apparício Torelly, o Barão de Itararé: “O uso do guarda-chuva é, pois, dos mais idiotas e enervantes. No entanto, seu portador não se apercebe de sua absoluta inutilidade.”

Abraços do MM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário