segunda-feira, 10 de junho de 2013

Vivendo Bem - Saúde à Beira Mar


Para muitos, hoje em dia, feriados e datas comemorativas lembram descanso e... Praia! É fatal olharmos o calendário e não pensarmos em, num feriado prolongado, se dar uma esticadinha para a praia mais próxima. Além do passeio propriamente dito, a praia parece ter elementos mágicos para renovar as nossas energias. Não é só impressão: ela tem mesmo! Mais do banhar o corpo e livrar a mente das tensões e preocupações, a praia é uma dose concentrada de saúde, já que é uma mistura única de elementos naturais, poderoso em revitalizar até o organismo mais debilitado.

A maresia é um dos exemplos revitalizantes. Rica em íons negativos, a brisa do mar ajuda a oxigenar profundamente o nosso corpo quando o inspiramos. Em ambientes poluídos, há uma sobrecarga de íons positivos que causa dores de cabeça, irritação, alergias e congestões nasais. Como na praia, é outro ar que se respira, provou-se que o corpo passa a funcionar melhor, já que esse íons negativos estão diretamente relacionados com a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar e cuja falta acarreta distúrbios como a depressão e ansiedade.




Outro benefício apresentado pela maresia está nas microgotículas salgadas, cheias de iodo e ozônio, substâncias calmantes do sistema nervoso e estimulantes do nosso sistema imunológico. Quem sofre de problemas respiratórios, como asma, sinusite e rinite, tem uma melhora significativa se entrar em contato com o mar, melhoria essa também sentida até mesmo na recuperação de doenças graves.

Em relação à água do mar, um simples “molhar os joelhos” já pode trazer benefícios incríveis! A água salgada, rica em sais minerais e oligoelementos, quando absrovida pela nossa pele, revitaliza e regenera. Afecções dermatológicas como eczema, dermatites em geral, feridas e cicatrizes melhoram consideravelmente com os banhos de mar.




Os banhos de mar também se mostram importantes para os nossos sistemas circulatório e muscular. Caminhar na arrebentação das ondas garante elasticidade e firmeza aos nossos músculos e estimula o retorno venoso, principalmente em águas frias. O próprio ondular da água e a maior frieza da mesma funcionam como massageadores naturais, drenando líquidos e toxinas acumuladas principalmente nos membros inferiores. É daí que vem a “sensação” de pés e pernas descansados após uma caminhada nas águas do mar.




Boiar nas águas quando o mar se apresenta mais calmo, também é extremamente benéfico. Com a diminuição da força da gravidade, alivia-se a pressão e a tensão exercidas sobre a coluna vertebral e músculos que a sustentam, gerando relaxamento e profundo bem-estar. Fora o fato de que, só de se ouvir o barulhinho das ondas, a gente já relaxa, né?

Portanto, ir à praia não significa só diversão, mas sim renovação energética e melhoria da saúde do seu corpo e mente.

Abraços,

Lara




Nenhum comentário:

Postar um comentário