sábado, 15 de junho de 2013

Recriarte - Vaso não é Lixeira

                                                             Desentupidora Ligeirinho




Olá!

Faz um bom tempo que a gente ouve a importância de separar e reciclar o lixo, até por conta dos efeitos que cada tipo de resíduo pode causar sobre o meio ambiente. O solo, a água e os seres que dependem diretamente desses elementos (plantas e peixes) são afetados e, ao serem consumidos, podem causar problemas de saúde e serem até mesmo fatais.

Há uma campanha da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) voltada para o destinação correta dos resíduos e para um cômodo específico da casa: o banheiro. É incrível o que pode ser achado na tubulação de esgotos. A campanha “Vaso não é lixeira” deve ser estendida aos demais estados brasileiros por sua importância para o bem estar da população.


                                fozdobrasil

De papel higiênico usado a óleo de cozinha, parece que as pessoas confundem a real utilidade do vaso sanitário. Sabendo-se que uma parte da população brasileira ainda não possui um sistema de saneamento básico mínimo, só a falta de informação pode explicar o desrespeito que os “privilegiados” promovem com seu lixo, pois é nas grandes metrópoles que percebemos isso. Talvez se as pessoas soubessem o tempo que alguns elementos demoram para se decompor (eu, por exemplo, não sabia de alguns) essa “farra da privada” reduziria muito. Veja o tempo de decomposição de alguns materiais cujo destino NÃO deveria ser o vaso sanitário:

- camisinha: indeterminado
- casca de fruta: 3 meses
- chiclete: 5 anos
- copo plástico: 400 anos
- corda de nylon: 30 anos
- esponja: indeterminado
- filtro de cigarro: 5 anos
- fralda descartável: 600 anos
- isopor: indeterminado
- jornal: 2 a 6 semanas
- palito de fósforo: 6 meses
- papel plastificado: 1 a 5 anos
- papelão para embalagens: cerca de 6 meses
- plásticos para embalagens (exemplos: de camisinha e absorvente): até 450 anos
- saco e sacola plástica: 100 anos



- tecido ou algodão: 100 a 400 anos

Esses detritos têm endereço certo: rios, lençóis freáticos (quando o lixo é lançado na terra de forma inadequada) e finalmente o mar, contaminando tudo onde passa. 

                                                               EsgotonaoeLixeira


Por incrível que pareça, o maior inimigo do encanamento é o óleo de cozinha que as pessoas despejam no vaso sanitário e o resultado é o gasto de milhões de reais na manutenção de tubulações, descontaminação e tratamento da água.

O óleo de cozinha se transforma em adesivo nos canos, agarrando tudo que passa. Depois de certo tempo, os dejetos acumulados entopem o encanamento, estourando o cano ou fazendo com que toda a água e sujeira eliminada pela privada voltem, causando não só transtorno ao dono do banheiro, mas à toda a vizinhança, já que o conserto vai acarretar obras em toda a região afetada. Sem que contar a equação água + óleo de cozinha + tempo é a pior possível! O óleo, com o tempo e o contato com a água, empedra, causando o entupimento da tubulação, contaminação da água e gasto do dinheiro que sai do nosso bolso, já que os consertos são feitos a partir dos impostos que pagamos, dinheiro esse que poderia ser revertido em obras para nosso bem estar.


                             Diário de Iguape

O óleo de cozinha deve ser reutilizado o maior número de vezes possível. Após, deve ser armazenado e entregue nos postos de coleta. No site Revista Crescer encontramos os endereços e telefones dos postos de coleta de óleo usado das principais cidades brasileiras. Assim você preserva o ambiente e dá o destino correto para o óleo que não é utilizado mais sem prejudicar ninguém.

São pequenos gestos que evitam grandes problemas e podem salvar o planeta, seguindo a frase de Madre Teresa de Calcutá: “sei que meu trabalho é uma gota no Oceano, mas sem ele o Oceano seria menor”.


                                 AnaCristina

Bom planeta a todos!

Jacqueline JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário