quarta-feira, 5 de junho de 2013

Daí, Daqui, de Lá e de Cá - Cabelos Cacheados

O ser humano é um bicho muito complicado mesmo, não é? Em relação aos cabelos, então, nem se fala! Se tem o cabelo liso, quer enrolar; se tem o cabelo crespo, quer esticar; se tem o cabelo “bandido” (aquele que vive preso), quer dar um jeito de dar um jeito! Em muitos casos, alguns tipos de cabelo realmente dão muito trabalho para serem cuidados e não apresentarem aquele aspecto de desleixo. Escovas, chapinhas, alisamentos, relaxamentos, permanentes, suportes, escovas progressivas com formol e sem formol, escova de chocolate, escova de turmalina... É tanta coisa que a gente fica completamente perdida entre tantas opções estéticas e de tratamento. Algumas melhoram o brilho, outras tentam acabar com o arrepiado, outras ainda prometem cabelos lisos para sempre. Dá para confiar? Nem sempre.


Como toda boa mulher, eu já fiz misérias com o meu cabelo, que é naturalmente “coluna do meio”: tem dia que está cacheado; tem dia que está ondulado; tem dia que está com metade de um jeito, metade de outro. Já fiz permanente, suporte, bigodim, ou seja: tudo para que ele enrolasse de vez. Nunca pensei em alisá-lo, mas sempre quis que ele tomasse uma decisão: ou tivesse sempre com cachinhos, ou ficasse ondulado. Confesso que não foram as melhores escolhas e, para contornar os estragos, a maioria das vezes precisei recorrer à tesoura.

Depois de muitos anos de briga, resolvi assumir a metamorfose ambulante das minhas madeixas e investi em produtos que valorizassem o meu tipo de cabelo. Aprendi que os cabelos cacheados e ondulados são bem mais fracos e necessitam de maiores cuidados, justamente pelo encaracolado e pela maior incidência de frizz, o famoso arrepiado. Cuidados ainda mais redobrados para quem tem cabelo fino, como eu. Então, o que fazer?



Apenas cuidados simples, mas muito eficazes:

- Escolha shampoos e condicionadores com emolientes, para lavar e hidratar ao mesmo tempo.
- Sempre tenha à mão um creme para pentear ou leave-in, produtos sem enxágue, para definir os cachinhos, mas cuidado, pois a quantidade é a de uma moeda na palma da sua mão; se abusar, seu cabelo ficará com aspecto pesado e engordurado.
- Confie em sua cabeleireira e escolha o melhor corte para o seu cabelo; fios finos precisam de um belo repicado para não pesar, enquanto os mais volumosos ficam melhores em camadas leves e pontas desfiadas. Atualmente, eu voltei a usar um corte mais curto que valorizou muito os meus cachinhos.
- Procure sempre fazer hidratação dos fios, mesmo que em casa; a hidratação é fundamental para que o cabelo não quebre e nem forme as pontas duplas.
- Vai secar e não quer perder os cachinhos? Seque sempre com difusor!
- Para evitar o frizz, use pentes de madeira ou escovas e pentes com os dentes mais largos.
- Procure por produtos que contenham derivados de silicone, colágeno, elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, ceramidas e vitamina E, já que repõem nutrientes e ajudam a unir as pontas duplas.
- Cuidado com tinturas mais claras, pois loiros e reflexos poderão ressecar ainda mais, então capriche na hidratação!



Dizem que o cabelo é a moldura do rosto. Lance mão de cuidados e de tecnologia para fazer dessa moldura, algo que encante o seu dia!

Grande abraço,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário