domingo, 9 de junho de 2013

Cozinha de Açúcar - Especial Namorados: Pizza Enamorada

Oi, gentE!!!!

E a semana é dos namorados... "We know, we can say, we gave it all, we gave it all for love" (fundo musical com Michael Bolton, por favor, DJ!).

Na Cozinha de Açúcar Especial Namorados, vamos fazer um doce especial e vale para quem não conseguiu vaga em restaurante ou preferiu ficar em casa mesmo, curtindo o seu love ("Só love, só love, só love, só love"; solta Claudinho e Buchecha, DJ!). E se você ainda não encontrou o seu parzinho, faça do mesmo jeito. Nada melhor do que se apaixonar todos os dias por si próprio.

Pizza de brigadeiro com morango, que eu batizei de "Pizza Enamorada", em formato de coração e com bordinha recheada? Topam?




GentE! Essa massa pode ser usada para calzone, foccacia e pizzas doces e salgadas. Fiz dois discos de 220 gramas cada (cerca de 28 cm de diâmetro), porque eu gosto de massa fininha. Aqui em casa, utilizei um disco para fazer uma salgada e outro para a doce.

Existem algumas historinhas sobre a origem da pizza. Uns afirmam que foram os egípcios quem inventaram, outros que foram os gregos, mas podemos dizer é que a pizza é a evolução do pão. E ela foi viajando, viajando, até chegou à Itália. Daí, os "bellos" de lá começaram a incrementar a massinha achatada. A pizza era considerada um alimento para pessoas humildes, vejam vocês. Quem dera sermos humildes, sempre!... Hahaha...

O fato é que essa delicia continuou viajando o mundo e, "para nossa alegriiiaaa", chegou ao Brasil com tantos e tantos sabores, que agrada a todos os paladares.

Enfim, nós viemos aqui pra cozinhar ou para conversar? Vamos à receita!!! Mas antes de qualquer coisa, vamos preparar o brigadeiro que precisa estar frio para montar a pizza.

Brigadeiro

Ingredientes:



- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado (eu sempre uso chocolate por ter 50% de cacau; se você estiver próximo a uma lojinha dessas que vendem produtos a granel, comprará só o necessário)
- 1 colher (sopa) de margarina




Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, sempre mexendo, até desprender do fundo da panela. Reserve e deixe esfriar.

Massa de pizza

Ingredientes:
- 250 gramas de farinha de trigo
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 1 colher (sobremesa) de açúcar
- 50 ml de óleo
- meio pacotinho de fermento para pão (5 gramas) ou meio tablete de fermento fresco.
- 80 a 100 ml de água morna (mais para fria, senão “mata” o fermento)

Modo de fazer:
Em uma tigelinha, junte o sal, açúcar, fermento e 2 colheres de água. Faça uma pastinha, apenas para dissolver o fermento.




Em uma bacia, vá misturando o trigo, a pastinha, o óleo e a água, aos poucos, sempre mexendo até dar o ponto de massa que não grude nas mãos, mas que esteja macia para ser sovada. Despeje a massa na mesa e sove até obter uma massa lisa.



Cubra com a própria bacia para evitar que a corrente de ar impeça a massa de crescer (como aqui em Curitiba está frio, tive que esperar 30 minutos para a massa crescer). Divida a massa em duas partes e faça bolinhas, deixando descansar mais 15 minutos (manter as massas sempre cobertas). Coloque farinha sobre a mesa ou bancada (isso é superimportante). Pegue uma das bolinhas de massa e vire ao contrário. É importante abrir a massa com a parte de baixo. Estique com o rolo até ficar na espessura desejada. Com auxilio de um cortador ou faca, corte em formato de coração.


Recheando a borda:
Faça rolinhos com o brigadeiro. Marque cerca de 1,5 cm da borda para dentro. Vá fechando delicadamente.



Pré-assando:
Coloque trigo na forma (sem óleo e só trigo, por favor) e o disco em formato de coração. Faça furinhos na massa (isso evita que ela aumente feito uma bolha) e unte levemente a massa com 2 colheres de molho de tomate (você não leu errado; na pizza doce também vai molho, o mínimo e mais natural possível). Leve ao forno para assar por 10 minutos em forno alto (aqui em casa, foram 10 minutos em forno de 280 C°).

Montando a Pizza:



Recheio:
- brigadeiro
- morangos fatiados
- 200 gramas de queijo muçarela

Na massa pré-assada, monte as camadas na seguinte sequência: primeiro, a muçarela; em segundo, o brigadeiro. Leve ao forno por mais 5 minutos. Tire do forno e coloque os morangos.




Dica: como eu disse, essa receita rende dois discos. Eu fiz um salgado. Você pode fazer o seu sabor favorito. Que tal fazer uma pizza salgada e a pizza enamorada?

Para não fugir do tema, é legal cortar os ingredientes (presunto, goiabada, bacon, banana, cebola, etc.) em formato de coração. Não esquecer que, caso faça uma pizza salgada, o orégano não pode faltar.

Um dia dos namorados lindo e cheio de amor para todos nós!

Fabby

Nenhum comentário:

Postar um comentário