sábado, 8 de junho de 2013

Recriarte - Coleta Seletiva

Costumamos ver por aí lixeiras coloridas para coleta seletiva. Mas será que tal coleta realmente existe na sua cidade? Já procurou saber a respeito? E você, separa o lixo? Obedece a cor das lixeiras depositando cada coisa no seu devido lugar?



Infelizmente há desinteresse por parte de alguns municípios em por em prática este sistema de coleta. Há vinte anos, quando eu estava na faculdade, fizemos um projeto de coleta seletiva que ia desde a campanha de conscientização da população à criação de lixeiras para cada tipo de lixo. Este projeto foi apresentado à prefeitura e nos responderam que naquele momento tal projeto não era do interessante da administração pública.

Havia lixeiras na cidade para coleta seletiva, mas a separação e coleta seletiva do lixo não existiam. Até hoje não existe tal sistema por parte do município, a separação e coleta são feitas por catadores, cooperativas e empresas.




O lixo que não é separado tem como destino os aterros sanitários e lixões. Com a nova tecnologia aliada ao interesse econômico em obter matéria-prima de baixo custo, a maioria das coisas descartadas deixa de ser lixo e passa a ser considerada resíduo, que pode ser reaproveitado. E assim o problema de acúmulo de lixo urbano pode ser minimizado trazendo vantagens econômicas e industriais.

A separação do lixo evita a contaminação dos materiais que podem ser reaproveitados e diminui os custos da reciclagem.




Num plano de reciclagem é aconselhável distribuir à população, recipientes para separação e armazenamento de resíduos recicláveis como sacos de papel ou de plástico. Deve ter postos de entrega de resíduos em locais estratégicos a fim de melhorar a operação de coleta seletiva em locais públicos. Um centro de triagem também é necessário para a limpeza e separação dos resíduos evitando a contaminação dos materiais que poderão ser reaproveitados diminuindo os custos da reciclagem.

Mas nada disso funciona sem uma campanha maciça para conscientizar a população a respeito da importância da separação desses resíduos, explicando o impacto que isso trará ao ambiente e à economia. E tal campanha deve ser muito eficiente, pois, se para descartar um simples papel de bala ou uma lata de refrigerante muitas pessoas têm preguiça de ir até uma lixeira comum mais próxima, preferindo atirar o lixo ao chão, quem dirá depositar o lixo na lixeira apropriada?
Sem educação o sistema de coleta seletiva não tem como ser implantado.




Cores padronizadas dos recipientes para coleta seletiva de resíduos

• Azul - papel, papelão
• Amarelo - embalagensl
• Verde - vidro
• Vermelho - pilhas
• Marrom - orgânico
• Cinza - lixo contaminado que não será encaminhado à reciclagem
• Preto - madeira
• Branco - lixo hospitalar
• Laranja - resíduos perigosos
• Roxo - resíduos radioativos

Abraços do MM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário