quinta-feira, 20 de junho de 2013

Do Museu à Balada - Trem dos Imigrantes

Que tal um passeio de Maria-Fumaça próximo ao centro de São Paulo?

Sim, isto é possível!

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - Regional São Paulo (ABPF-SP) mostra uma parte da história das Ferrovias Paulistas. No pátio da Vila Ferroviária da Mooca podemos encontrar uma oficina de restauração de locomotivas, carros, vagões comuns e especiais antigos.

ABPF - SP

É um farto acervo para quem é apaixonado por estradas de ferro. E quem não é apaixonado irá se apaixonar por essas máquinas gigantes que fizeram parte do desenvolvimento de São Paulo. Há locomotivas à vapor e diversos vagões das antigas Companhia Paulista de Estradas de Ferro e São Paulo Railway.

ABPF - SP

O local oferece um passeio de vinte e cinco minutos a bordo de uma Maria-Fumaça, passando pela antiga Hospedaria dos Imigrantes, entre as estações Mooca e Brás, e terminando no pátio da Vila Ferroviária, onde os passageiros podem descer para ver as locomotivas e vagões de perto e até tocá-las. No trajeto um guia, caracterizado como na época usando aquele relógio de bolso e um picotador de bilhetes, conta fatos e curiosidades aos passageiros, relembrando os tempos de ouro da ferrovia. É uma volta no tempo, pois neste passeio nos sentimos como imigrantes daquela época.

ABPF - SP

O Trem dos Imigrantes parte da estação na Rua Visconde de Parnaíba, 1253 (ao lado do Museu do Imigrante), aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 16h00. Os horários de partida são, em média, a cada uma hora com duração do passeio aproximada em 25 minutos.

ABPF - SP

O valor do passeio no carro de aço, de primeira classe, da década de 1950, com poltronas, é de R$ 10,00. O valor do passeio no carro reservado, do ano de 1928, com poltronas e cadeiras individuais, é de R$ 12,00.

Pelo fato do museu não ser subsidiado pelo governo e mantido por uma entidade não governamental, o passeio não oferece descontos nas passagens.

Vale muito a pena conhecer este lado da cidade, tanto para quem é paulistano quanto para quem é turista.

Veja o vídeo do Trem dos Imigrantes

Para maiores informações visitem o site www.abpfsp.com.br.

Abraços do MM

Nenhum comentário:

Postar um comentário