segunda-feira, 24 de junho de 2013

Vivendo Bem - Meditação Transcendental

Quando se fala em meditação, muitos já imaginam um indiano, sentado em posição de lótus, com as mãos dispostas sobre os joelhos, de calças e turbante branco e entoando um monte de canções (mantras), não é mesmo? Pois é. Muitos até fogem do assunto por achar que a meditação é algo ligado a algumas religiões e, por isso, nem pensam em se aprofundar mais neste assunto. Se imaginassem os seus benefícios, talvez revessem os seus conceitos, principalmente se falarmos de meditação transcendental. 


A Meditação Transcendental é uma técnica mental onde experimentamos um estado de relaxamento profundo, sem esforço físico. Nela, nossa mente se torna mais calma, mas, ao mesmo tempo, mais alerta, estado denominado pelos cientistas de “repouso em alerta”, que se traduz, com a prática desta meditação, em mente calma e revigorada, revertendo, nas atividades diárias, em melhora do foco, eliminação do cansaço, aumento da paz interior e na conquista de maior equilíbrio pessoal e profissional. A Meditação Transcendental nos traz, ainda, com esse estado profundo de relaxamento, descanso duas vezes mais intenso do que o conseguido em período de sono profundo. 

Por não seguir nenhum preceito religioso ou filosófico, não requer mudança de estilo de vida e pode ser praticada em qualquer local: em casa, no trabalho, em locais públicos, nos engarrafamentos, etc. Não envolve controle da mente e da respiração, nem posturas físicas específicas ou níveis de concentração especiais, portanto pessoas de todas as idades podem praticá-la, independentemente de suas experiências de vida. 


Estudada há longos anos, só há boas comprovações de seus efeitos, que incluem aumento da criatividade, da autoconfiança, da memória e concentração; diminuição da ansiedade, da pressão arterial e das enxaquecas; além do aumento da capacidade de resolver problemas e de se lidar com o estresse e com a insônia. Por tantos benefícios, já foi implantada em escolas, empresas e instituições pelo mundo afora. 

A Meditação Transcendental tem suas origens no norte do Himalaia, através do mestre védico Adi Shankaracharya, nascido como Shankara, em torno de 788 dC, em uma família brâmane na vila Kaladi de Kerala. Maharishi Mahesh Yogi, sábio e físico indiano nascido em 1917, considerado o pai da Meditação Transcendental, foi quem buscou a popularização e a universalização do conhecimento desta técnica treinando diversos professores pelo mundo nos últimos 50 anos. 

Seus benefícios são percebidos a curto prazo. A longo prazo, só tendem a melhorar ainda mais, já que teremos a nossa mente voltada para a saúde do corpo. Portanto, se não há restrição de idade, nem de condição física, mental ou religiosa, por que não tentarmos? Vamos lá? 

 
Sente-se confortavelmente em uma cadeira ou no chão, com a coluna ereta (se quiser, pode-se cruzar as pernas, desde que se fique confortável) e feche os seus olhos, tentando soltar os ombros, os braços, o rosto e os maxilares. Continue relaxando e soltando agora o tronco, as pernas e os pés. Inspire profundamente, tentando preencher todo o tórax e o abdômen com ar. Expire lentamente, entoando um som de sua preferência, de maneira bem tranquila (o mantra OM é o mais conhecido). Mantenha-se assim por, pelo menos 20 minutos. Fácil, não é? Pratique-a duas vezes ao dia, pelo menos. Em momentos de grande estresse, a Meditação Transcendental é de grande ajuda para recuperar o equilíbrio e deixar a mente mais clara. 

 Dicas: 
- se você achar que sentar-se não o deixará confortável, deite-se com a barriga e as palmas das mãos voltadas para cima, separe suas pernas em uma largura pouco maior que a do seu quadril e volte os seus pés para fora. 
- familiarize-se com o seu mantra; quanto mais natural e suave for sua pronúncia, melhor será o resultado obtido. 
- músicas calmas e suaves, como as que contém sons da natureza, ajudam muito na prática da meditação, pois estimulam o relaxamento interno e aquietam a nossa mente. 
- mantenha as mãos juntas, uma sobre a outra, com os polegares unidos pelas pontas; você conseguirá meditar mais rapidamente assim.

 “O estudo confere ciência, mas a meditação, originalidade”, Marquês de Maricá. 

Abraços, 

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário