sexta-feira, 14 de junho de 2013

Do Museu à Balada - Música: New Wave

Literalmente traduzido como “nova onda”, o  New Wave é um gênero musical que nasceu do rock em meados da década de 70, juntamente com o punk rock. Durante muito tempo, justamente por terem surgido juntos, o termo new wave foi considerado como sinônimo do punk rock e assim foi até se tornar um estilo independente, com  elementos da música eletrônica, música experimental , da disco e do pop dos anos 60.New Wave é um género musical do rock surgido em meados da década de 1970 ao lado do punk rock. O termo new wave era considerado sinônimo do punk rock antes de se tornar um estilo musical independente, que incorporava elementos da música eletrônica, musica experimental, mod e disco, assim como o pop dos anos 60. O New Wave foi tão importante que influenciou e fez nascer o Synthpop, já descrito um pouquinho por nós em um outro Caminhando e Cantando (colocar link do texto), que simplesmente revolucionou toda a década de 80.

                               O Esquema 

Diferenciando-se, então, a música que surgiu com o anarquismos das garagens (Sex Pistols é o grande exemplo) ficou caracterizada como Punk, enquanto a música que tendia para a pura experimentação e era bem mais elaborada, embora raivosa e com atitude sarcástica e tensa (temos como exemplos Elvis Costello,  Talking Heads, Mink DeVille e Blondie), foi batizada como New Wave, oficialmente, pela gravadora Sire Records nos EUA (a gravadora precisava de uma designação nova para comercialização das novas bandas contratadas; como críticos e rádios se referiam ao punk como moda passageira, a gravadora usou este termo para tentar fugir disso).

Sendo assim, o New Wave  possui, como instrumentos típicos, a guitarra elétrica, o baixo, bateria, teclados e sintetizadores, criando, como sub-gêneros, o Electroclash, o Mod Revival, o Dance-Punk, a Darkwave e o New Romantic.  A banda Talking Heads foi a total responsável pela definição do estilo New Wave naquela época, pois rompia a sonoridade do blues suave e do rock’n roll dos anos 60 para a evolução do novo rock nos anos 70. As guitarras tocavam mais rapidamente, com sonoridades mais agitadas e mais rápidas do que o comum. Os teclados começaram a ser recorrentes e a forma de se cantar era mais estridente, bem suburbana.

                                                                       Yahoo Imusica

Alguns anos depois, o New Wave passou a ter um aspecto menos ruidoso e com mais sintetizadores. É daí que vem o surgimento do Synthpop e a explosão do New Romantic e da Darkwave, que derivou um outro movimento chamado post-punk para nomear bandas como Joy Division, The Cure e Siouxsie & The Banshees, bandas mais darks e menos influenciadas pelo new wave, mas com uso de sintetizadores. Embora distintos entre si, New Wave, Punk e Post-Punk dividiram a mesma cena musical e botaram para quebrar a música dos anos 70!

                                  Anos 80

Em meados dos anos 80, a New Wave teve um retrocesso por se tornar generalizada demais e, com o avanço no uso de sintetizadores cada vez maior, começar a ser confundida com bandas de mainstream do pop e do rock (a sonoridade era igual). Em 1991,  houve um revival do new wave com bandas como  Stereolab e Saint Etienne, que misturavam a new wave com o pop kistschy dos anos 60. Revistas  inglesas tentaram criar o New Wave of New Wave,  puxado por bandas como Elastica e Smash, redundando em fracasso pelo ofuscamento causado pelo Britpop. Os anos 90 também viram o surgimento de bandas influenciadas pelas batidas pesadas e sintetizadas do new wave, como No Doubt, Six Finger Satellite e Brainiac, e várias nuances da eurodisco e da trance music. Durante aquela década a batida pesada e sintetizada dos movimentos ingleses e europeus de New Wave influenciaram várias encarnações da eurodisco e da trance music. Já nos anos 2000, muitas bandas se inspiraram no new wave e pós-punk: The Strokes, Interpol, Placebo, Franz Ferdinand, The Killers, Gwen Stefani ( do No Doubt), The Sounds. Mesmo com o termo em desuso, o New Wave ainda mostra a sua poderosa influência até hoje nos redutos musicais.

                               Mercado Livre

No Brasil, o New Wave coincidiu com o surgimento do rock nacional, que foi fundamental para alicerçar as bases do atual rock brasileiro. Nosso cenário político tinha o movimento Diretas Já e acabava-se o regime militar, então bandas e músicos fervilhavam de idéias e até podiam importar modas e características estrangeiras mas, aos poucos começaram a sedimentar uma estrutura musical que ditou os fundamentos musicais do rock-Brasil. Não se pode falar de rock nacional sem se falar da Geração 80.

Inspiradas no New Wave, no Punk ou na confusão entre estes, aí vai uma lista dos nossos valentes representantes nacionais:

- Ritchie: Pelo Interfone, Menina Veneno.

- Titãs do Iê-iê-iê (isso mesmo: são os Titãs de hoje): Sonífera Ilha, Cabeça Dinossauro.

- Kid Abelha e os Abóboras Selvagens: Como Eu Quero, Educação Sentimental.

- Fausto Fawcett  e os Robôs Efêmeros: Kátia Flávia, Drops de Istambul.

- Blitz: Você Não Soube Me Amar, Betty Frígida, A Dois Passos do Paraíso.

- Metrô: Sândalo de Dândi, Tudo Pode Mudar, Johnny Love.

- Ira!: Envelheço na Cidade, Pobre Paulista, Gritos na Multidão.

- Paralamas do Sucesso: Óculos, Romance Ideal, Meu Erro.

- Neusinha Brizola: Mintchura, Pra Não Dizer Que Nunca Te Dei Nada.
                        Vídeo Neusinha Brizola

- Lobão e os Ronaldos: Me Chama, Ronaldo Foi Para a Guerra. 

- RPM: Olhar 43, Alvorada Voraz.

- Plebe Rude: Até Quando Esperar, Brasília, Proteção.

- Rádio Táxi: Garota Dourada, Um Amor de Verão, Eva.

- Dr. Silvana & Cia: Serão Extra, Taca a Mãe Pra Ver se Quica.

- João Penca & Seus Miquinhos Amestrados: Lágrimas de Crocodilo; Sol, Som, Surf, Sal.

- Léo Jaime: As Sete Vampiras, A Vida Não Presta, Solange.

- Ultraje a Rigor: Ciúme, Inútil, Eu Me Amo.

- Gang 90 e as Absurdettes: Perdidos na Selva, Nosso Louco Amor.

- Tokyo: Humanos, Garota de Berlim.

Viaje com a música e bom divertimento!

Abraços, 

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário