segunda-feira, 17 de junho de 2013

Vivendo Bem - Benefícios da Caminhada

Vida Louca? Totalmente! Ainda mais quando se tem que trabalhar, em média, 10 horas por dia. É nessa nossa “nada mole vida” que hábitos simples, como caminhar, vão ficando cada vez mais difíceis e distantes da nossa rotina. Se soubéssemos realmente o quanto em benefícios uma caminhada de meia hora de duração, três vezes por semana, pode nos trazer, acho que a nossa consciência ficaria pesada...


Justamente pelo alto sedentarismo, a caminhada é considerada a primeira escolha para quem resolveu começar a se exercitar. Há tantos benefícios a serem citados, que vamos nos ater a alguns deles, ok?

Caminhar emagrece pois é um exercício aeróbico. Queima calorias e, associada à uma boa alimentação, ajuda e muito a controlar o peso. Então, anime-se!

Como proporciona aumento da circulação sanguínea, causa melhor condicionamento do sistema cardiovascular, ajudando na diminuição das taxas de colesterol LDL e VLDL, os considerados ruins para o nosso organismo. Esse aumento na circulação também garante melhor ação da insulina em nosso corpo, já que reduz os níveis de glicose.

Também devido ao aumento na circulação sanguínea, a caminhada nos deixa mais alegres, dispostos e ativos, pois garante melhor oxigenação cerebral e, consequentemente, maior liberação de endorfina, conhecida como o “hormônio do prazer”, que promove sensações de bem estar, disposição e maior animação.



Mais benefícios por conta desse aumento na circulação sanguínea? Sim! Ele contribui para controlar a hipertensão e ajuda a diminuir o risco de varizes!

Há que se ter um tempo para meditar, acalmar a nossa mente e esquecer um pouco das tribulações da vida. A caminhada se apresenta como uma pausa perfeita para isso, já que você poderá usar o tempo em que estiver caminhando para pensar em seus projetos e em sua vida.

Por se tratar de um exercício aeróbico, a caminhada melhora a respiração por estimular os pulmões e fortalece os músculos em geral, principalmente os músculos dos membros inferiores, contribuindo, até, para melhora da postura e correção dos vícios posturais, se tornando de extrema importância para quem tem dores na coluna.

Como a maioria dos exercícios físicos, a caminhada pode contribuir para melhorar o sono e, consequentemente, o nosso sistema imunológico. Estar relaxado e com o sono em dia são fatores fundamentais para que a nossa imunidade esteja sempre em alta.



Se animou? Que bom! Então, faça uma avaliação médica antes de começar a caminhar, use roupas leves, confortáveis e claras (calças de ginástica, camisetas, shorts, bermudas e abrigos de moleton para dias mais frios) e calçados adequados, como o tênis. Não se esqueça de usar o filtro solar e, em dias de muito sol, um boné cai muito bem. Ah! E leve sempre uma garrafinha de água para se hidratar!

Boa caminhada!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário