quarta-feira, 26 de junho de 2013

Daí, Daqui, Dali e de Lá - Alisamento

Oi gentE!!!

Hoje, a nossa coluna Daí, Daqui, De lá e De Cá vai falar sobre alisamento de cabelos.

Desde que o mundo é mundo, nós vivemos em uma eterna batalha com nossos cabelos. Quem é morena, quer ficar loira; quem é loira, quer ser ruiva; crespas, querem alisar; quem tem cabelos lisos, só pensa em permanente; e assim por diante. No Egito, as mulheres até raspavam os cabelos para usar peruca. Nos anos 70, outros tantos desfiavam os fios para entrar na moda black power.

O fato é que cabelos sempre mudam de acordo com novas tendências e são sempre alvo de experiências. Eu mesma sou um exemplo de mulher que guerreou contra eles por longos vinte anos, sendo assim resolvi falar dessa formula mágica que "doma" os fios rebeldes: o alisamento.

Existem vários tipos e técnicas de alisamento e relaxamento. Eu conheci dois tipos: a “definitiva”, que você faz apenas o retoque na raiz à medida que o seu cabelo vai crescendo, e a “progressiva”, que dura em torno de 3 meses e é ativada com o calor dos secadores e chapinhas.



No meu caso, o primeiro alisamento foi aos 12 anos de idade e fui freguesa do mesmo salão até os 32 anos. A cada 3 meses, fazia apenas retoque de raiz.

Porém, esse tipo de alisamento, embora prático, tem alguns inconvenientes, como por exemplo a proibição de se pintar os cabelos de loiro, fazer luzes ou qualquer tipo de procedimento que exija grande quantidade de água oxigenada. As químicas não combinam e você corre o sério risco de detonar os fios ou até mesmo perdê-los.

Após os 32 anos, encontrei, em um desses sites de compra coletiva, uma promoção da famosa progressiva. Estava com medo de continuar o alisamento uma vez que, com a redução de estômago, a queda de cabelos é inevitável pela deficiência de vitaminas e, assim, perder mais cabelos ainda se continuasse a alisar, então resolvi experimentar a progressiva.

De cara, amei o resultado. Prático, mais natural, que permitia pintar os cabelos e, na minha opinião, com um resultado mais leve e bonito que o alisamento que eu fazia antes, além da possibilidade de deixá-los ondulados (secando ao natural). Mas, como nada na vida é perfeito, também tinha um lado negativo: a alta temperatura do secador fazia meu couro cabeludo descamar, parecendo estar cheio de caspas. E eu ficava constrangida.

É claro que, hoje em dia, temos no mercado uma diversidade de alisamentos disponíveis para todos os gostos e bolsos. Vamos citar alguns a seguir.

- escova progressiva: alisa os fios ondulados e diminui o volume dos crespos; tem duração aproximada de 3 meses.

- escova definitiva: alisa todos os tipos de fios, porém a tendência é que os mesmos fiquem pesados e sem balanço natural. O resultado é definitivo mesmo. Só cortando para tirar a parte alisada.

- relaxamento: ideal para quem tem os cabelos crespos e quer apenas definir os cachos; mantém-se em torno de 6 meses, que é quando necessita de retoque na raiz.

-escova inteligente: alisa os ondulados e diminui o volume dos crespos. Diferente da progressiva, pode-se lavar os cabelos no mesmo dia em que é feita e dura, em média, 4 meses.



Além dessas, já se oferece escova marroquina, de açúcar, morango, japonesa, chocolate, entre outras. Esses são os procedimentos mais conhecidos no que diz respeito ao alisamento, porém o ramo dos cosméticos é amplo e todos os dias oferece novidades.

Não podemos esquecer de falar de uma substância muito usada nos alisamentos: o formol. No Brasil, a ANVISA tem monitorado de perto produtos que contenham formol, liberando apenas a quantidade de 0,2% no uso em cosméticos. Se você usa uma formulação que contenha isso, procure sempre se informar a respeito da quantidade usada, se está correta ou não.

Também não podemos nos esquecer de falar da prova do toque. Seja em casa ou no salão, esse teste deve ser feito, principalmente se for a primeira vez que você fará o procedimento. Algumas pessoas são alérgicas aos componentes ou os cabelos podem não resistir à química, então é melhor não arriscar.

Existem também os adeptos dos kits vendidos em lojas especializadas. Por favor, gentE: leiam atentamente as instruções de uso para evitar possíveis dores de cabeça. No caso de gestantes também, antes de utilizar qualquer química deve-se consultar o obstetra para saber se é permitido ou não.



Eu resolvi assumir meus cachos, porém não posso negar que cabelos lisos são infinitamente mais práticos, embora o que realmente vale é a gentE se sentir bem, bonita, feliz e se amar sempre.

Uma linda quarta-feira à todos nós, daí e daqui.

Fabby

Nenhum comentário:

Postar um comentário