terça-feira, 11 de junho de 2013

Cozinha de Sal – Compra do Guerrilheiro

Hoje vamos indicar as necessidades básicas de uma cozinha de guerrilha, no que diz respeito às compras. Se você já abandonou a possibilidade de comer um cachorro-quente, um pastel frio ou uma lingüiça acebolada em um bar 24 horas, a única alternativa é cozinhar em casa.

Como um guerrilheiro que honra a farda, ou você tem tempo ou tem dinheiro mas, se você está em casa, de madrugada e com fome, provavelmente você tem tempo de sobra (ferrou... hehehe...), então, aí vai uma lista básica de sobrevivência em casa:

1. Temperos desidratados
Alho, orégano, manjericão, cebola, salsa, entre outros. Estes, sobre um pãozinho velho, dão um sabor especialíssimo ou podem dar um bom caldo, ou um patê misturado à maionese, ou para temperar qualquer sobra de alimento, ou, simplesmente, temperar uma água.




2. Caldos em pó
Estes são a pura magia nas mãos de um guerrilheiro, pois transformam tudo aquilo que tocam, agregando aroma e sabor. Podem perfeitamente transformar água em sopa, recheio de pizza gelado em um consomê, margarina em um patê requintado ou qualquer sobra de legumes em um verdadeiro manjar dos deuses (leia o texto anterior, O Império do Pó).

3. Creme de leite
Produz pratos salgados ou doces em minutos, causa saciedade porque está cheio de gorduras, cura ressaca se consumido pela manhã e é encontrado em qualquer loja de um real!

4. Farofa pronta
Esse milagre da gastronomia pode ser convertido em um acompanhamento (um bife cortado em tiras e grelhado somente com sal + meia cebola picada e refogada + uma colher de farofa pronta + uma cerveja = perfeito esquema). Farofa pronta + sardinha em lata + dois copos de água em uma panela = pirão. E ainda pode ser usada para engrossar aquele caldo com a cebola desidratada!

5. Seleta de legumes

Verdadeiras pepitas de ouro! Podem se transformar em uma salada só adicionando maionese (guarde sempre os sachês que acompanham os lanches... hehehe...), em um refogado adicionando-se qualquer tempero em pó, misturadas com arroz ou purês.

6. Ervilhas

Uma ótima saída se você não tiver feijão. Podem ser refogadas, podem se transformar em sopas, podem ser recheio de omeletes (transformam um ovo em refeição para duas pessoas), podem incrementar o arroz caso não tenha verduras para a refeição.




7. Milho verde
Essas pequenas gotas douradas são parceiras inseparáveis das ervilhas, porém também têm muito sucesso em carreira solo. Batido com leite, sal e uma colher de farinha de trigo, mais os temperos em pó, se torna um delicioso creme de milho, bastando refogar uns minutos (aguardem, receita em breve!). Se misturado com um tempero seco, não é nem necessário refogar, podendo ser aquecido só em microondas.

8. Macarrão instantâneo
Salve, salve! O grande salvador da pátria! Num momento de fominha extrema, mata a cobra e mostra o pau mesmo! Você pode fritá-lo e transformá-lo em um macarrão oriental. Junto com uma sopinha pronta de envelope, fazer um sopão. Com mais água, terá uma sopinha rala. Verdadeiro quebra-galho do guerrilheiro!




9. Salsichas

As bombas proteicas do guerrilheiro. Podem ficar por longo período adormecidas no congelador; no entanto, estarão lá como rubros soldados, prontos para servir um guerrilheiro faminto, pois já estão prontas mesmo! É só aquecer e partir para o abraço!

Por enquanto ficaremos nos 9 itens, porque 10 ficaria muito batido. Como tudo é sempre 10 e todo bom guerrilheiro é do contra, encerraremos por aqui.

Hay que endurecerse, pero sin perder la panela preta jamás!

Abraços,

JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário