sexta-feira, 7 de junho de 2013

Cozinha de Sal - Paella Santista

Quando pensamos em receitas para um jantar requintado ou alguma recepção especial, sempre nos vêm à mente pratos da culinária internacional, não é mesmo? Engraçado como sempre nos lembramos de pratos portugueses, franceses, italianos, japoneses e espanhóis. E quando se pensa na Espanha, especificamente, qual é o prato mais lembrado? A famosa paella.


Embora muitos digam que é a aglutinação de duas palavras do castelhano e catalão (oriunda da expressão “para ela”), a origem verdadeira do nome deste prato vem da paellera, uma frigideira rasa e grande feita de ferro ou aço, onde são preparados vários pratos da culinária valenciana. Aliás, a paella surgiu nessa região da Espanha, a Valência, entre os séculos XV e XVI. Como a Valência era grande produtora de arroz e verduras, conta-se que a paella era um prato popular, criado pelos camponeses para se alimentarem nos intervalos do trabalho. Eles levavam consigo a paellera, arroz, azeite e sal e acrescentavam a caça (coelho e pato; o frango só foi acrescentado muito depois, pois era caríssimo para a época, o mesmo acontecendo com o tomate, trazido por Cristóvão Colombo da América recém-descoberta), legumes da época e sobras que tinham. Conforme a paella foi sendo difundida pelas costas marítimas, aos poucos os frutos do mar foram sendo incluídos, tanto é que existe a “paella negra”, feita com tinta de lula.

Por ter ingredientes em muito inacessíveis aos camponeses, a paella era o prato escolhido para ocasiões festivas. Daí vem a conotação glamourosa deste prato, mas... Na receita que apresentaremos, vocês verão que a paella é um prato fácil de ser preparado e muito gostoso!

Ah! E receita do chefe JH, claro! Por isso, demos a ela o nome de Paella Santista!

Ingredientes:
- 500g de atum fresco em cubos
- 500g de camarão médio limpos
- 250g de mariscos
- 250g de lulas frescas e fatiadas
- cebola em flocos desidratada a gosto
- alho, cebola e salsa desidratados em flocos
- 2 sachês de tempero em pó sabor caldo de legumes
- 1 pitada de coentro em pó
- azeite
- 1 colher (sopa) de margarina
- 2 xícaras (chá) de arroz
- 1 tomate picado e sem sementes
- salsinha picada
- meio pimentão vermelho picado miúdo
- vinagre branco

Modo de fazer:
Duas horas antes de iniciar o preparo, tempere os cubos de atum com um sachê de caldo de legumes e vinagre branco. Reserve e deixe descansar.

Após, coloque em uma panela grande o azeite e arrume os cubos de atum, juntando o tomate, o pimentão e os demais temperos sobre o atum. Complete a arrumação com as lulas, o camarão e os mariscos, sem mexer. Deixe cozinhar em fogo baixo, sem mexer, por 10 minutos. Enquanto se prepara essa primeira etapa, já deixe o arroz de molho.




Ainda sem mexer na panela, acomode o arroz por cima de tudo e adicione a margarina.

Tampe e aguarde a margarina derreter. Adicione água até cobrir o arroz e deixe cozinhar, ainda em fogo baixo, até levantar fervura. Somente após essa fervura é que se poderá mexer.



Mantenha a panela tampada até secar a água. Apague o fogo e adicione a salsinha picada. Sirva em seguida e ofereça queijo parmesão ralado e azeite.



Bom apetite!!!

Abraços,

Lara e JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário