quinta-feira, 27 de junho de 2013

Do Museu à Balada - Hermanoteu na Terra de Godah


É impressionante como a gente dá risada, mesmo depois de ter assistido ao DVD inúmeras vezes e já ter visto a peça ao vivo e em cores! Se duvidar, já até decoramos o texto inteiro, mas ver e rever é garantia de risada na certa! Dica imperdível de diversão, tanto para assistir ao DVD quanto ir ao teatro para conferir a moçada bonita da Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo.

 

“Hermanoteu na Terra de Godah”  conta a história de Hermanoteu, interpretado por Ricardo Pipo, hebreu típico do ano zero. Bom pastor, pacato, extremamente obediente e ótimo irmão de Micalatéia (Adriana Nunes), ele recebe a missão divina de guiar o seu povo para a Terra de Godah. Parece fácil, mas Hermanoteu perambula pelo deserto incessantemente e, no caminho, acaba se encontrando com personagens que vão desde Cleópatra, o grande César e o Filho do Homem.


Apresentada desde 1995 pelo grupo de teatro brasiliense Companhia de Comédia  Os Melhores do Mundo, formado por Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Welder Rodrigues, Ricardo Pipo e Victor Leal, a peça é uma sátira direta à história bíblica de Moisés e a libertação dos escravos do Egito, mesclando assuntos “religiosos” com temas extremamente atuais, além, é claro, das improvisações (e elas são muitas!).



O cenário é o deserto e, em cena, os seis atores revezam-se em dezenas de personagens. Hermanoteu vaga pelo deserto por muitos anos e passa por domínios romanos, bárbaros, deuses pagãos, pestes, por “Giãããããããããão”, até que consegue chegar ao Egito. Apesar da épica, as citações feitas pelos atores aproximam o passado e o presente, sempre com muita comicidade.

Não há como falar apenas de um dos atores. Todos são infinitamente bons em suas interpretações, mas não há como não se lembrar do personagem Saraiva quando Adriano Siri entra em cena; no caso de Welder Rodrigues, é imediato lembrarmos de Joseph Klimber (aliás, também imperdível a peça “Notícias Populares”). É interessante ressaltar que “a voz de Deus” foi gravada por Chico Anysio, comediante falecido em 2012.



Neste ano, a Companhia faz 18 anos de muito sucesso e partirá para a sua primeira turnê nos Estados Unidos. Na minha opinião, é o melhor grupo de teatro cômico do Brasil. Já se apresentaram em todas as principais cidades do Brasil e em Portugal, sempre com sessões lotadas e ainda com sessões extras para atender ao público. Iniciarão a gravação do terceiro DVD, “Sexo, a comédia”, lá nos EUA e, em 2014, Hermanoteu ganhará as telonas do cinema.


Seja ao vivo, assistindo à peça, ou com DVD, não deixe de conferir!





Para informações sobre as cidades onde a peça está sendo apresentada, acesse Os Melhores do Mundo.


Boa diversão!


Abraços,


Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário