segunda-feira, 3 de junho de 2013

Petlovers - Benefícios de Se Ter Um Animalzinho de Estimação

Será que alguém pode imaginar a sua vida sem a companhia de um animalzinho de estimação? Eu não! Ao pensar sobre o assunto, eu vi que, desde muito pequena, os nossos “amigos incondicionais”, como eu costumo chamá-los, estiveram presentes em minha vida. Sempre gostei de cães (sou cachorreira assumida!) e tive alguns amigos caninos que marcaram muito a minha existência, fui “peixista” (acreditem: eu tive um peixe beta que interagia à beça comigo) e, mais recentemente, me tornei gateira por um acaso do destino, ao adotar a gatinha que estava sob a guarda do, então, meu namorado (e agora, maridão), o JH.

Existem muitos benefícios que justificam a adoção de animais de estimação pois, ao nos darem amor e afetos incondicionais, eles nos proporcionam amizade e companhia sem julgamentos, ajudando-nos a viver mais felizes e saudáveis.



Vários estudos comprovam que, ao se acarinhar um cão ou um gato, nosso estresse se dilui e nossa pressão arterial se estabiliza. Observar um peixinho num aquário, por exemplo, é tão eficaz em diminuir a ansiedade em pacientes que aguardam nas salas de espera de consultórios odontológicos, quanto a hipnose (daí a ideia de muitos dentistas terem aquários em seus consultórios). Médicos e psicólogos têm usado há muitos anos os animais em sessões de psicoterapia e, mais recentemente, programas têm sido criados com o intuito de se levar cães e gatos para as UTIs e quartos dos hospitais, simplesmente porque ajudam a elevar a estima dos pacientes e também na recuperação de sua saúde em geral. Importante “remédio natural” contra a depressão, ter a responsabilidade de se cuidar de um animal de estimação nos lembra o compromisso e nos afasta da certeza da solidão e do isolamento, já que o carinho e o afeto com que eles nos brindam dispensa quaisquer outros comentários.




Quer seja um adulto, uma criança ou um idoso, os animais de estimação promovem-nos um sentimento de bem-estar geral. Nos tornam menos egocêntricos, mais resistentes às infecções e menos alérgicos (isso vale para crianças que têm contato ainda muito pequenas e para grávidas, ao contrário do que muitos pensam), ajudam a interagirmos socialmente com outras pessoas quando os levamos para passear e nos dão a responsabilidade emocional, coisa que não pode ser delegada. Em resumo: os patudinhos dão um sentido melhor à nossa vida. Vale também lembrar dos animais-terapeutas, como na equoterapia, tão importante para o desenvolvimento de pessoas com limitações motoras e neurológicas.



“Ah, mas eu não posso ter um bichinho porque moro em apartamento”, “ah, mas eu não posso ter um gatinho porque não tenho tempo”, “ah, mas eu não posso ter um cãozinho porque chego muito tarde do serviço e não poderei levá-lo para passear”. Tudo bem, explica mas não justifica não ter contato com os peludinhos. Hoje em dia, com o tema da proteção animal tão na moda, existem diversas ONGs que prestam socorro e guarda aos animais de rua. Você pode se tornar voluntário ou até apadrinhar um animalzinho abandonado, doando ração, medicamentos e consultas com veterinários, levando para passear, brincando com os pequeninos nos fins de semana, participando dos mutirões de limpeza e banho nos abrigos. Sua ajuda e seu comprometimento farão toda a diferença na vida de um animal em situação de abandono. Ver na carinha de um pequenino que está em um abrigo, o agradecimento pelos minutos que você dispensou ao acarinhá-lo, não tem preço!

Posso citar algumas ONGs de respeito e realmente comprometidas com a causa de proteção animal: 


- Clube dos Vira-latas, em São Paulo - www.clubedosviralatas.org.br
- Adote Um Gatinho, em São Paulo - www.adoteumgatinho.uol.com.br
- Projeto Adoradores de Vira-latas, em Porto Alegre - www.facebook.com/ProjAdoradoresViraLatas
- UPA, em Campinas - www.facebook.com/upanimais
- Felinos Urbanos, em São Luis - www.facebook.com/felinosurbanos
- Projeto SOS 4 Patas, em Suzano - www.facebook.com/SOS4patas
- AATAN, Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados Tia Dirma, em Sorocaba - www.facebook.com/aatansorocaba
- Lar São Francisco, em Sorocaba - www.facebook.com/Lar-São-Francisco
- ONG C.A.P.A.S, Centro de Apoio Aos Protetores e Animais de Sorocaba - www.facebook.com/CAPA-Centro-De-Apoio-Aos-Protetores-E-Animais
- Confraria dos Miados e Latidos, unidades São Paulo e Nova Friburgo - www.miadoselatidos.com.br
- MAPAN, Movimento de Apoio aos Protetores de Animais e da Natureza, em Santos - www.mapansantos.com.br
- ADVAC, Associação Defesa da Vida Animal de Cubatão, em Cubatão - www.facebook.com/advac.cubatao
- ONG DVA, Defesa da Vida Animal, em Santos - www.facebook.com/ongdefesadavidaanimal
- SPAC, Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba, Curitiba - www.spacuritiba.org.br
- PROBEM, Associação de Proteção e Bem-Estar Animal, Curitiba - www.probem.org
- Grupo Patinhas Alegres, protetoras independentes de Rio das Ostras - www.facebook.com/patinhasalegresro






Com certeza, em sua cidade há diversos protetores e abrigos onde você pode buscar informações de como ajudar, apadrinhar e se tornar voluntário, inclusive até adotar um patudinho carente. Boa ideia, heim?

Adotar um animal carente é um ato de amor, principalmente um amor que será voltado a você mesmo!

Grande abraço,




Lara, Bolacha e Bastet (nossas gatinhas resgatadas e adotadas com muito amor e carinho)

2 comentários:

  1. Sensacional! Parabéns pelo texto querida. Gostaria muito que as pessoas se conscientizassem mais e apadrinhasse os peludos em abrigos. Isso seria maravilhoso pra os 3: animal, abrigo e padrinho! Bjs querida

    ResponderExcluir
  2. Você é que é sensacional, Mariana! Resgata, cuida, doa com responsabilidade, se mata pelos patudinhos! Quando eu crescer, quero ser como você! Obrigada pelo carinho e amizade, viu? Beijos, flor!

    ResponderExcluir