sexta-feira, 14 de junho de 2013

Cozinha de Sal - YakiSantos

Hummmm! Só de ver o começo do nome do título, já deu aquela fome? Yakisoba é tudo de bom, não é mesmo? Mas este não é um yakisoba comum, não!  Vamos aprender a fazê-lo?

Yakisoba é um prato originário da cozinha chinesa, mas extremamente difundido no Japão, tanto é que até faz parte de festas tradicionais (matsuris). Significa, literalmente, “macarrão de sobá frito” em japonês, sendo que o sobá é feito com os seguintes ingredientes: macarrão japonês (toshikoshi-sobá), carne de porco (que pode ser substituída por outras carnes como frango e boi), shoyu, saquê-mirin, óleo vegetal, dashi, togarashi, gengibre, sal, cebolinha e cheiro verde, acompanhado de ovo frito mexido e cortado em tiras. Como o sobá é praticamente uma sopa, o yakisoba, pode-se dizer, é um sobá sem o caldo e acrescido de legumes e verduras que podem ser fritos ou não em conjunto com o macarrão.

Conhecido internacionalmente, o yakisoba é consumido em muitos lugares do mundo, desde restaurantes até feiras populares na China e Japão. Tradicionalmente, é preparado grelhando-se numa chapa repolho, cebola, cenoura, couve-flor, pimentões  vermelho, verde e amarelo e outras verduras, mais carne de frango fatiada e temperando-se com shoyu e óleo de soja ou azeite, até acrescentar-se um macarrão do tipo lamén, talharim ou tradicional oriental, deixando-o fritar um pouco em conjunto com as verduras e legumes.

Costuma ser servido em porções individuais e em quantidade para uma refeição completa. A alternativa para os vegetarianos é prepará-lo sem as carnes.

Propomos a você, nosso querido leitor, uma inovação no preparo do yakisoba: que tal misturar atum fresco, shimeji e ravióli? Boa pedida para deliciar-se com o nosso YakiSantos!

Vamos lá?

Ingredientes:
- 150 gr de shimeji
- 400 gr de atum fresco em cubos (pode-se substituir por cação ou salmão frescos)
- 400 gr de ravióli (usamos o sabor 4 queijos)
- shoyu a gosto
- 2 envelopes de caldo em pó de legumes
-1 envelope de tempero em pó para arroz
- cebolinha, pimentão e cebola picados a gosto
- 1 lata de milho/ervilha
- 1 xícara (chá) de molho para yakisoba pronto
- sal a gosto
- meia xícara (chá) de óleo de soja
- cebola desidratada em flocos a gosto


Modo de fazer:
Em uma panela média, em fogo médio, aqueça o óleo de soja e coloque o shimeji, refogando-o. Adicione o shoyu e mexa, refogando por 2 minutos. Acrescente a cebola picada, refogando-a até que fique transparente.

Adicione os cubos de atum e mexa. Em seguida, junte os envelopes de temperos em pó de caldo de legumes e para arroz, mexendo sempre. Tampe e deixe cozinhar por 5 minutos.


Acrescente o molho para yakisoba e a cebola desidratada em flocos, sempre mexendo. Tampe novamente e apague o fogo.


Faça o ravióli conforme as indicações da embalagem, apenas não acrescente o sal na água de cozimento. 


Forre um refratário com o ravióli e cubra com o cozido. Seu YakiSantos está pronto!

Sirva quente e ofereça queijo parmesão ralado para acompanhar.


Bom apetite!

Grande abraço,

JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário