domingo, 9 de junho de 2013

Cozinha de Sal - Especial Namorados: Filé de Linguado com Lagostins ao Molho Tinto

Usualmente, no Dia dos Namorados é quase que uma unanimidade querer se preparar um jantarzinho para a pessoa amada. Esse jantar pode ser uma surpresa ou feito a dois, o que é melhor ainda.


Mas quando se pensa em um jantar romântico, nossa mente já voa em busca de algo que está fora da rotina, que seja pródigo em ingredientes e que tenha um visual chique e atrativo. Em resumo: procura-se por algo que seja requintado e cheio de glamour, diferente do que fazemos no dia-a-dia. Entretanto, os pratos escolhidos para um jantar assim devem ser rápidos e práticos, já que a intenção é passar o tempo um com o outro, mas à mesa e não o tempo todo a cozinhar, não é mesmo?

A Cozinha de Sal- Especial Namorados apresenta uma sugestão chique, rápida e muito gostosa para a sua noite. Apesar dos ingredientes nobres, você verá que é fácil de ser preparada e, em menos de meia hora, o seu jantar romântico e especial estará pronto!

Filés de linguado grelhados com lagostins ao molho tinto!



Ingredientes:
- 2 filés de linguado fresco
- farinha de trigo para empanar
- glutamato monossódico
- 4 lagostins frescos
- 2 colheres (sopa) de vinho tinto seco
- salsa/cebola/alho em flocos e desidratados
- azeite e sal a gosto
- vinagre branco ou limão para temperar os filés

Modo de fazer:
Tempere os filés de linguado com glutamato monossódico, sal e vinagre e passe-os na farinha de trigo para empaná-los. Dê leves batidinhas nos filés para deixar a camada de farinha bem fina. Reserve. Limpe os lagostins, conservando-os com as cabeças, patinhas e garras. Em uma panela média, coloque um pouco de azeite e acomode-os lado a lado, salpicando a salsa/cebola/alho desidratados e em flocos (se quiser realçar mais o sabor, salpique cebola desidratada em maior quantidade) e colocando duas pitadas de sal. Não mexa e tampe a panela. Deixe tampado por aproximadamente 10 minutos em fogo médio.


Após os 10 minutos, vire os lagostins com muito cuidado, deixe mais 5 minutos e acrescente o vinho tinto. Tampe a panela novamente, aguarde 3 minutos e apague o fogo. Está pronto. Frite os filés de linguado em frigideira aquecida com um pouco de azeite ou margarina (pouco mesmo; não pode cobrir os filés), virando-os delicadamente, até dourar. A dica é deixar dourar bem de um lado, para depois virar e dourar o lado restante.

Acompanhamentos indicados: arroz branco, arroz com legumes, refogado de ervilhas, purê de batatas e salada de folhas.

Dica: o linguado é um peixe cuja carne é bastante delicada, mas extremamente saborosa e sem espinhas. Procure comprar sempre linguado fresco para não ter a decepção de o seu filé congelado virar uma papa ao manipular, portanto o filé congelado não é indicado para esta receita. Em boas peixarias, é sempre possível encontrar o linguado fresco. Se não encontrar, você pode substituir por pescada branca ou filé de merluza, sempre frescos.

Ah! Já que se cozinhou com o vinho, aproveite para incorporá-lo ao jantar. Só não esqueça: se beber, não dirija! Aliás, fique em casa e em boa companhia! Hehehe!

Bom apetite,

JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário