segunda-feira, 10 de junho de 2013

Cozinha de Sal - Arroz no Micro-ondas

Com a correria da vida, muitas vezes nos deparamos com pouco tempo para realizar as nossas refeições, principalmente durante os dias da semana. Quem trabalha o dia todo fora sabe muito bem o que é ter que fazer uma comidinha à moda “The Flash”, em questão de minutos, para não perder a hora nem os compromissos.



Para isso, o micro-ondas tornou-se um eletrodoméstico indispensável, já que otimiza e muito o nosso tempo já escasso. O problema que muitos de nós enfrentam é: como domá-lo?... Hehehe...

Cada marca tem o seu tempo de cozimento e o seu jeito próprio de se mexer, portanto você terá que observar o feitio de suas receitas e ajustar potência e minutos quando for fazer alguma receita nova. Fazer, refazer, repetir, insistir; enfim, é o teste de paciência pelo qual você terá que passar mas, quando finalmente conseguir se adequar, o mundo do micro-ondas deixará de ser um grande mistério e sim um poderoso aliado da sua correria.




Fazer arroz no micro-ondas é muito simples, já que praticamente segue o mesmo ritual do que se faz em fogão convencional. O ideal é ter um refratário específico, de vidro e grande o suficiente para conter todo o arroz após o preparo (existem refratários específicos para arroz, se preferir).

O modo de fazer é o mesmo de sempre: lavar e escorrer bem o arroz, para depois misturar os ingredientes já no refratário. Use os temperos de sua preferência, como alho, sal, azeite ou óleo (uma colher de sopa para cada xícara de arroz), ou margarina (meia colher de sopa para cada xícara). Acrescente a água e mexa bem para misturar tudo. Cubra parcialmente o refratário, coloque no micro-ondas e programe o cozimento para, em média, 23 minutos. Após, aguarde mais 5 minutos para o arroz assentar-se e está pronto.



As dicas são:
- a etapa do molho do arroz, no caso do micro-ondas, é dispensável. Caso queira fazê-la, deixe 30 minutos em média;

- apesar de “chover no molhado”, é sempre bom salientar que para cada medida de arroz, usar sempre o dobro de água;

- você pode temperar novamente depois de feito, se quiser;

- para reaquecer o arroz, cubra-o com uma toalha de papel umedecida. Evita-se, assim, a perda do sabor;

- você deve calcular a expansão do arroz para saber a altura do refratário que irá usar. O arroz dobra o tamanho, então é bom usar o recipiente mais adequado em altura para não acontecer de o arroz derramar-se.

O micro-ondas não é feito apenas para aquecimento dos alimentos. Você pode fazer muitas coisas, inclusive pratos mais elaborados. É só se adequar.

Bom apetite!

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário