segunda-feira, 1 de julho de 2013

Vivendo Bem - Óleo de Coco


Olá, queridos leitores. 

Quantos de vocês brigam com a balança? Alguns , né? Comigo, é assim também.

Desde criança fui gordinha. Mamys achava que tinha que engordar e, então, tome vitamina, tome “medicamento fortificante e antianêmico” sendo que já tinha propensão à obesidade.

“Aí veio a adolescência”[...], cresci um cadim e emagreci. No começo da juventude (ainda sou jovem, heim?), conforme já disse na coluna Daí, Daqui, De Lá e De Cá (texto em Moda Praia Para GG), era chamada de GORDA por muitas pessoas quando, na verdade, era avantajada em minhas formas ou, como diz meu endocrinologista Marcelo Padilha, sou “uma pessoa larga”.

Após a separação dos meus pais, eu e mamys passamos a engordar. Em 2003 fiz um regime maluco e emagreci 10 quilos. Parei o regime louco e voltei a engordar. Um dia, assistindo o Globo Repórter, fiquei interessada pelos benefícios do óleo de coco: perder peso, diminuir barriga e diminuição do colesterol ruim, LDL.


Passei a consumí-lo meia hora antes do almoço e meia hora antes do jantar, com iogurtes ou com frutas, algumas vezes temperando a salada. Fui eliminando peso, pois dava saciedade e comia menos. Meses depois fiz exames ambulatoriais e estava tudo em ordem, inclusive o colesterol estava bom.

As pessoas perguntavam qual era a minha receita e eu dizia: caminhar uma hora por dia, comer de três em três horas e óleo de coco meia hora antes do almoço e jantar. De 99 quilos cheguei a 89 quilos e com saúde.

Usei algumas marcas, mas in natura dá mais resultado do que em cápsula. Agora, como não o uso mais devido ao tratamento com endocrinologista, mas foi proveitoso no período em que usei.


Se fala muito em óleo de coco por um simples motivo: emagrecimento. Pesquisas apontam que participantes tiveram uma redução significativa de peso e perda de gordura abdominal com a adição do óleo do coco às suas refeições, pois a gordura contida nele retarda o esvaziamento gástrico, contribuindo para o aumento da saciedade e, consequentemente, na redução da fome, além de ser fonte de TCM (triglicerídeos de cadeia média), um tipo de gordura de fácil absorção e alta produção de energia. Se há energia disponível, não há porque formar mais gordura; sendo assim, o emagrecimento acontece como consequência.

Há outros benefícios já identificados: ele é termogênico (acelera a queima de gordura) e antioxidante, pois combate os radicais livres em acúmulo no nosso organismo, causados pelo sobrepeso. Também é rico em ácido láurico, uma espécie de gordura com ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária.


O óleo de coco virgem é obtido  por processos físicos como prensagem e filtração, a partir de cocos frescos (de casca marrom) e úmidos. Apenas o óleo de coco virgem preserva os seus fitoquímicos  naturais, inclusive podendo ser preparado em casa, segundo nutricionistas. Utilize-o, também, para cozinhar (substituindo os óleos convencionais). Como o seu sabor  é agradável, pode-se passar em pães, temperar saladas, etc.

Que você, leitor, se anime como eu e tenha uma vida melhor!

Abraços,

Regiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário