Hoje tem docinho? Tem, sim, senhor!!!
E bolinho de fubá? Por mais que a gente já tenha um monte de receitas, uma receita diferente é bem interessante.
Bolo de fubá é como bolo de chocolate para mim: tem gostinho de infância. Minha mãe, cozinheira de mão cheia, sempre fazia e testava várias receitas. O resultado: sempre tinha um bolo delicioso para acompanhar o café com leite no final-de-semana.
A receita que passarei é uma das minhas favoritas e está registrada no caderninho de receitas que a minha mãe fez para mim. Por isso, em sua homenagem, eu batizei esta receita com o nome dela. É um bolo de fubá simples, mas tão saboroso, tão apetitoso, tão gostoso, que será difícil o leitor amigo apenas visualizar e não correr para a cozinha para fazê-lo!
Vamos, então, à receita!
Ingredientes:
- 2 ovos
- 2 copos (requeijão) de leite
- 2 copos (requeijão) de fubá
- 2 copos (requeijão) de açúcar
- 1 1/2 copos (requeijão) de farinha de trigo
- 1/2 copo (requeijão) de óleo
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 punhado de erva-doce em grãos
Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno em 250ºC.
Bata todos os ingredientes em liquidificador, com exceção do fermento em pó e da erva-doce. Após, despeje a mistura em um vasilha e, com o auxílio de um batedor, acrescente a erva-doce e misture levemente. Depois, coloque o fermento em pó e misture levemente também.
Leve para assar em forno a 180ºC, em fôrma untada com margarina e enfarinhada com farinha de trigo.
Tempo médio de forno: aproximadamente uma hora.
Espere esfriar bem para desenformar.
É um bolo que cresce bastante, portanto utilize fôrmas altas para que a mistura não escorra. Se quiser utilizar o copo americano como medida, apenas diminua a quantidade de fermento em pó, utilizando a colher de sobremesa como medida. Se não gostar de erva-doce, pode fazer a receita sem ela que também fica uma delícia!
Bom apetite!
Abraços,
Lara
Nenhum comentário:
Postar um comentário