sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cozinha de Sal - Pão-de-Queijo

Oi, gentE!!!

Fechem os olhos e imaginem o cheirinho de um cafezinho fresco e um pãozinho de queijo quentinho. Hummm... Imaginaram? Então, coloquem  a água para ferver que a receita do pão de queijo é por nossa conta!


Eu não preciso dizer que o pão de queijo é uma receita tipicamente mineira, mas que, para a nossa alegria, foi se espalhando para o restante do Brasil a partir da década de 1950. Não se sabe ao certo quando surgiu, mas especula-se que a receita exista desde o século XVIII em Minas Gerais. 

Embora tenha a palavra "pão" em seu nome, de pão ele não tem nada. O pão-de-queijo não leva nenhum tipo de fermento e é, na verdade, um tipo de biscoito de polvilho doce ou azedo, acrescido de ovos, sal, banha de porco, óleo vegetal e derivados de queijo de leite de vaca. Apesar de ser denominado como "pão", o pão-de-queijo, não utiliza fermento biológico ou químico, e consiste basicamente em um tipo de biscoito de polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, banha de porco, óleo vegetal e derivados de queijo de leite de vaca. É considerado patrimônio cultural brasileiro e tem a sua receita original regulamentada pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Chique, não é?

Existem várias receitas e formas de se fazer: no liquidificador, de enrolar, com polvilho doce, com polvilho azedo, congelado, etc.  Não importa o jeito, pois o que dá mesmo a sua principal característica é o feitio com polvilho de mandioca e algum tipo de queijo.

Nós vamos ensinar a fazer um muito saboroso e com queijo de verdade. Chega daquelas receitas com um monte de polvilho e nada de queijo. Garanto que todos vão amar. Vamos à receita!

Ingredientes:
- 750 gramas de polvilho azedo
- 350 ml de óleo de soja
- 350 ml de leite
- 200 gramas de queijo muçarela ou meia cura ralados
- 5 ovos
- 1 colher (café) de sal

Modo de fazer:
Coloque o polvilho azedo em uma vasilha alta. Reserve. Ferva o óleo com o leite e vá acrescentando aos poucos ao polvilho, misturando-os até formar uma papa. Quando estiver morno, junte o queijo. Espere esfriar mais um pouco.


Quando estiver mais para frio que para quente, acrescente os ovos, um a um, misturando bem. Comece a fazer as bolinhas e coloque-as em uma assadeira untada com óleo ou margarina.


Leve para assar e espere até ficar levemente dourado (mais para claro que para escuro). Está pronto!

Uma dica: se você não for consumir no dia, congele o restante das bolinhas. Essa receita rende bastante e o pão-de-queijo é sempre melhor se assado na hora.

Beijos, daí... Ou será uai, sô?

Fabby

Nenhum comentário:

Postar um comentário