Eu admito: amo chocolate! E admito sem culpa porque chocolate é mesmo muito bom! Sendo assim, eu adoro juntar duas paixões na cozinha: chocolate e bolo! Como eu gosto de um bolinho de chocolate! Queridos leitores, vocês não têm ideia!
Eu curto tanto que eu tenho até um bolo de chocolate batizado de "Aniversário da Larissa", receita da minha tia Irene. O bolo é tão bom que, vira e mexe, era o que eu pedia para se fazer quando minha mãe fazia festinhas de aniversário para mim (por isso, acabou sendo batizado assim) e, consultando o meu velho caderninho de receitas (que a minha mãe fez para mim, inclusive), resolvi fazer a receita-base da massa do bolo e, em conjunto com o meu super maridão, o JH, inventarmos um pouquinho, fazendo uma cobertura diferente, com coco ralado, leite de coco e leite condensado.
Ficou uma delícia! Como a cobertura é bem branquinha e lembra muito a neve, demos o nome de Bolo Everest, em referência ao Pico do Everest e suas neves eternas.
A receita-base da massa pode ser usada para bolos normais, com cobertura, com recheio, para enrolar, etc. Ela permite muitas criações em sua cozinha. É uma massa saborosíssima, que deixa o bolo bem fofo e muito apetitoso.
Vamos, então, ao Bolo Everest!
Ingredientes:
1) Massa.
- 1 copo (requeijão) de água
- 1 copo (requeijão) de óleo
- 1 copo (requeijão) de achocolatado
- 4 ovos
- 2 copos (requeijão) de açúcar
- 2 copos (requeijão) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó
2) Cobertura.
- 1 pitada de sal
- 100 gramas de coco ralado desidratado
- 100 ml de leite de coco
- 1 colher (sopa) bem cheia de leite condensado
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água
Modo de fazer:
1) Massa.
Bater no liquidificador a água, o óleo, o achocolatado, os ovos e o açúcar. Em uma vasilha à parte, colocar a farinha de trigo e, com o auxílio de um misturador ou colher grande, misturar ao líquido obtido no liquidificador.
Misture aos poucos e mexa bastante, por uns 5 minutos. Após, coloque o fermento em pó e volte a misturar, até que a massa comece a borbulhar. Leve para assar em fôrma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo.
Tempo médio de forno: aproximadamente 1 hora, em 200ºC.
Espere esfriar para desenformar.
2) Cobertura.
Misture, em uma panela, o açúcar, a água e o coco ralado, sem acender o fogo. Ligue em fogo baixo e mexa até homogeneizar (virará uma pasta). Adicione o leite de coco e a pitada de sal.
Aumente o fogo e deixe levantar fervura. Começe a mexer suavemente e mexa por, aproximadamente, 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente o leite condensado, misturando-o.
A cobertura precisa ser usada ainda quente.
Fácil de fazer e gostoso de se provar! Experimente!
O copo de requeijão que utilizo é o de 250 ml, mas a receita-base da massa também pode ser feita com a medida de 200 ml, caso queira um bolo menor, mas eu duvido que o leitor amigo, após executar este bolo, fará um bolo pequeno!
Bom apetite!
Abraços,
Lara
Nenhum comentário:
Postar um comentário