quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Do Museu à Balada - Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

No bairro do Ipiranga, além do Museu Paulista encontra-se também o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.


Inaugurado na década de 1890, recebeu do Conselheiro Francisco Mayrink uma doação de uma coleção de história natural que havia sido reunida por Joaquim Sertório a partir de 1870. Este acervo foi organizado junto à Comissão Geográfica e Geológica e fez parte do Museu Paulista. A partir de então, foram desenvolvidos trabalhos e estudos com o auxílio das coleções que se incorporavam ao acervo.


Com o término da construção, em 1941, o acervo foi transferido para o edifício onde se encontra o museu atualmente. Em 1969 o museu passou a fazer parte da Universidade de São Paulo.


Um dos objetivos do museu é fazer estudos sobre animais, especialmente sobre a fauna que abrange a América do Sul e a América Central. Além das coleções, o Museu também é responsável pela Estação Biológica de Boracéia, uma reserva de Mata Atlântica, situado no município de Salesópolis, estado de São Paulo.


A maioria dos animais expostos no museu pertence à fauna tropical. São animais embalsamados e taxidermizados, grupados de acordo com sua classificação: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, e alguns invertebrados, como corais, crustáceos e moluscos. Há réplicas de ossadas de animais pré-históricos e fósseis. Há também uma biblioteca especializada em Zoologia, que atende à comunidade científica e o público com publicações e exposições.


Além do espaço de visitação, o museu realiza pesquisas e fornece materiais a alunos de graduação e pós-graduação.


A nova sede do museu está prevista para ser inaugurada em 2015 no Parque dos Museus da Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira.


Informações
 
Avenida Nazaré, 481 - Ipiranga - CEP 04263-000 - São Paulo - SP – Brasil
(esquina com Rua Padre Marchetti)

 
Entrada: R$ 6,00
 
Telefones: 11 2065-8121 e 11 2065-8110www.mz.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário