quarta-feira, 7 de agosto de 2013

De Malas Prontas - Ouro Preto, MG

Olá, pessoas supimpas!

Fundada em 1711, Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, na época da mineração do ouro era chamada de Vila Rica. Hoje é patrimônio da UNESCO. Durante a corrida do ouro, os bandeirantes à procura deste mineiro encontraram pepitas encobertas por uma camada fina de óxido de ferro, fato que, mais tarde deu origem ao nome atual da cidade.


Famosa por sua arquitetura colonial, Ouro Preto foi palco da Inconfidência Mineira e por lá viveram personagens de nossa história como Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes e o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Vale a visita pelas igrejas antigas e museus como a Casa dos Contos, o Museu da Inconfidência e o Museu das Reduções. É impressionante ver como eram os aposentos dos escravos na Casa dos Contos, onde também funciona um museu mostrando os mais variados instrumentos de tortura praticada contra os escravos.

Mais fotos? Espia aqui: Vídeo Ouro Preto

Além dos museus é interessante passear pela cidade observando a arquitetura dos casarões e observar o por do sol da Igreja do Carmo. É preciso tempo para ver tudo e disposição para subir as ladeiras, muitas delas calçadas com pedras com trabalho escravo.

Para quem gosta de artesanato, há várias lojas com suas peças esculpidas em rocha. A comida também não deixa nada a desejar, o feijão tropeiro é o mais pedido.


Ouro Preto fica cerca de 95 km de Belo Horizonte e fica a 1179 metros de altitude. Da cidade é possível ver o Pico do Itacolomi, na Serra do Espinhaço, dentro do Parque Estadual do Itacolomi.

Informações: Ouro Preto - Página Oficial

Abraços do MM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário