sábado, 3 de agosto de 2013

Especiais - Mídias Digitais

Nos dias atuais, com o aumento do acesso à internet e a rapidez da transmissão de informações entre os países, quem não sabe digitar um SMS ou até mesmo um texto em uma rede social já é considerado um analfabeto digital. Temos duas soluções para a enxurrada de dados aos quais somos submetidos no nosso dia-a-dia: ou “voltamos para as cavernas”, tentando fugir e lutando contra a maré para não sabermos nada sobre o mundo digital; ou tentamos correr atrás e nos informar, quando algo novo se apresenta.

Eu escolhi a última opção, quando vi uma propaganda televisiva que falava sobre um curso que tratava sobre “mídias digitais”. Por sorte, coincidência ou obra do destino, quem está ministrando aulas sobre isto aqui em Santos, são dois grandes amigos nossos: Alexandre Victor e Ana Yogui Victor, um casal muito bacanudo! Como amigos também são para essas coisas, pedimos aos dois que nos dessem a entrevista a seguir, com o intuito de informar, esclarecer e ajudar aos nossos leitores. Confiram!


1) O que são Mídias Digitais?
Alexandre:
Podemos definir por mídias digitais qualquer tipo de aparelhos de comunicação que utilize os meios eletrônicos para transmitir informações. Esses dispositivos podem ou não estar conectados à Internet e transmitem som, imagem ou ambos. Como exemplo,  podemos citar as telas de LCD que vemos nos elevadores dos prédios comerciais ou as televisões em restaurantes que transmitem não só shows, mas também propaganda. Os celulares, smart TV, vídeo wall, totens multimídia, etc, também são denominados como mídias digitais.


2) Como as mídias digitais são utilizadas hoje em dia?
Alexandre:
As mídias digitais podem ser utilizadas para divulgação de produtos e/ou serviços das empresas, notícias, propagandas diversas, shows, etc. Em suma: as mídias digitais, hoje em dia, fazem parte do leque de veículos de comunicação utilizados pelas agências de publicidade e marketing.


3) Há um enfoque principal? Em quais áreas a mídia digital pode atuar?
Alexandre:
Não há uma definição exata para a utilização dessas mídias. Tudo depende do objetivo que se quer atingir. Por exemplo: nos elevadores dos prédios comerciais, o objetivo é divulgar notícias, bem como divulgar empresas e seus produtos/serviços. Em um restaurante, normalmente se é utilizado para a exibição de shows para entreter seus convidados. Já estive em um consultório dentário que tem uma TV exibindo clipes de música mesclados com diversas dicas para cuidados dos dentes. Já um vídeo wall em cinema, pode exibir os trailers dos filmes em cartaz e futuros lançamentos. Em uma feira, existem diversas TVs em pontos estratégicos com a divulgação dos patrocinadores. Enfim, as possibilidades são inúmeras.



4) Falem-nos um pouco de suas formações e experiências e como chegaram a docentes do curso?
Alexandre:
Eu enveredei no mundo online em 1995, no auge da bolha da Internet na Unimonte, quando ainda era chamada de AELIS. De lá, fui para São Paulo por onde passei por algumas empresas de desenvolvimento e participei da montagem e administração de um provedor de Internet. Em 2001, me consolidei na área quando entrei na Folha Online para participar do processo de criação da Folha Online, quando  este deixou de ser um canal de notícias do UOL para se consolidar como um portal de notícias. Após dois anos, fui trabalhar como gerente de tecnologia da Grey Interactive, braço de internet da Grey World Wide, uma agência de publicidade, e dali enveredei para carreira solo à frente da Factor Business Solutions, onde atuo até hoje na gestão da empresa e de novos negócios.
Ana: Eu trabalhei na antiga Zip.Net, mais especificamente no canal Zipkids como desenhista dos portais do Pokemon, Ford Kids, Marvel Comics e diversos outros sites mantidos pela empresa. Essa passagem pela Zip.Net durou até que a mesma foi comprada pelo UOL. De lá, fui trabalhar para a Philips onde fui designer do portal do segmento de iluminação da América Latina. Com uma grande bagagem no currículo, vim reforçar o time da Factor, onde hoje sou responsável pela área de criação.
Alexandre: Recentemente houve o convite do Centro Europeu para ministrarmos disciplinas relacionadas à nossa área de atuação, para o Curso de Especialista de Mídias Digitais.


5) Ana: como designer, qual é a importância da identidade gráfica no desenvolvimento de produtos e em que a mídia digital pode ajudar?
Ana:
É de suma importância o projeto ter um design que consiga se comunicar com o consumidor. Nas mídias digitais, utilizamos muito o estudo da usabilidade para ajudar nessa parte, pois não basta levar em conta fazer apenas algo bonito. O layout precisa ser de fácil entendimento, despertar a atenção do usuário, ser interessante, enfim, cumprir o que o projeto promete de uma forma.



6) Quais são os profissionais que deveriam se interessar pelo curso? Já existem pós-graduações?
Alexandre:
O Curso de Especialista em Mídias Digitais tem como foco, formar profissionais que tenham conhecimento em todos os tipos de mídias. Qualquer profissional que trabalhe ou queira trabalhar com os meios digitais pode fazer o curso, pois sua formação irá agregar os conhecimentos de forma que amplie o horizonte de opções na hora de planejar, gerenciar e/ou executar ações de marketing digital. Após o curso, caso o profissional se identifique com alguma área em específico, ai sim recomendamos procurar um curso com foco nessa área para completar a formação. Eu ainda não vi cursos de pós-graduação com esse foco. Normalmente, essas disciplinas estão distribuídas em diversos cursos nas universidades tais como publicidade, criação e produção multimídia, análise de sistemas, etc, mas não necessariamente um curso só de mídias digitais.


7) Falem-nos um pouco sobre a Factor!
Alexandre:
A Factor está há 15 anos no mercado e iniciou suas atividades em São Paulo, conquistando diversos clientes na capital. Em 2005, viemos para Santos, ampliando os horizontes e conquistando mais clientes. Como trabalhamos com Internet, não há fronteiras para nossos clientes. Já fizemos projetos para um cliente na Irlanda, Campinas, Rio de Janeiro e nunca encontramos pessoalmente esses clientes. Nossa atuação está 100% na comunicação digital e envolve o planejamento, criação e manutenção de um site, programação de sistema para automatizar os processos administrativos e burocráticos de uma empresa, criação e envio de e-mail marketing, lojas virtuais, gerenciamento das redes sociais e criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Ana: Não temos foco em um segmento específico. Na verdade, a diversidade de clientes que temos é que faz com que a cada dia nosso trabalho seja mais empolgante, pois temos a oportunidade de ter contato com pessoas e ramos de negócio que talvez, em alguma outra profissão, jamais teríamos. Isso faz com que a gente aprenda de tudo um pouco e, com isso, acabamos nos tornando até clientes de muitos de nossos clientes. Na verdade, a relação comercial com nossos clientes vai além de uma relação comercial de negócios, onde uma parte paga e a outra executa. Nós nos tornamos amigos e parceiros de nossos clientes e isso fortalece nosso relacionamento.



8) Quais são os desafios encontrados pela Factor no dia a dia?
Alexandre:
Na verdade, não existe um desafio em específico. Alguns projetos são mais complexos que outros, porém todo trabalho é sempre um desafio pois temos que entregar um projeto de qualidade e que atenda às necessidades de nossos clientes. Mesmo trabalhando em projetos de segmentos que já conhecemos, cada cliente tem sua particularidade, sua necessidade, etc. Por muitas vezes, já fechamos projetos com empresas de um mesmo segmento onde o foco de um projeto foi completamente diferente do outro.



É isso aí, moçada bonita! Agora, já sabemos mais o que são e do que tratam as mídias digitais. Campo de trabalho vasto, atualizações constantes e desafios empolgantes, ou seja, novos horizontes se desbravam à frente de quem quer trabalhar com elas.

Obrigada, Alexandre e Ana, pela ótima entrevista e pelas informações prestadas aos nossos leitores. Tenham a certeza de que a moçada que nos acompanha, curtiu muito!

Para maiores informações, procure o Centro Europeu Santos: rua Timbiras, 7, Gonzaga, Santos, SP. Telefone: (13) 3301-1001.

Abraços,

Lara


PS: Que tal contratar a Factor para dar uma grande virada digital em seu negócio? Nós, como clientes e amigos, aprovamos e indicamos!

Acesse a página da Factor Business Solutions aqui: link Factor Business Solutions

Nenhum comentário:

Postar um comentário