segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Truques e Tralhas - Descanso de Talheres

Imagine-se em um restaurante, em uma reunião de negócios ou almoçando com os seus amigos. Conversa boa, comida melhor ainda. De repente, o garçom passa e leva o seu prato. Sem entender o porquê da atitude do garçom, você o chama, já bravo, querendo saber por quê ficou sem o seu prato. Educadamente, ouve a seguinte resposta: "senhor, pela posição de seus talheres, entendi que havia terminado a refeição".


Como assim você "disse" a ele, pela posição dos talheres, que havia terminado a sua refeição? O que você fez para que o garçom entendesse isso?

Pois é. Muitas vezes, após terminarmos as refeições, não sabemos o que fazer com os talheres. Como deixo os mesmos no prato? O que é descanso de talheres?

O costume, elevado à posição de regra de etiqueta anos mais tarde, apareceu nas mesas da França para que os comensais dos reis pudessem aproveitar os mesmos talheres para vários pratos servidos em uma mesmo refeição. A partir dos séculos XVII e XIX, tornou-se de uso comum na Inglaterra e nos EUA, o que gerou três modos de se  repousar os talheres após as refeições: Método Continental, Método Americano e Tendência Atual.

Os anglo-saxões tentaram acabar com esse costume pois, para eles, a hospitalidade formal é expressada pela apresentação do máximo de travessas e utensílios, ou seja, não se pratica o  descanso de talheres em refeições formais e quanto mais utensílios, maior é a hospitalidade demonstrada.

Veja a diferença entre os métodos:
- método continental: não cruzar os talheres e sim deixá-los unidos, paralelamente, com os cabos voltados para a direita e a lâmina da faca voltada para o comensal. Em dados práticos, usar a posição 3h15.



- método americano: talheres unidos, paralelamente, com os cabos voltados para o comensal e a lâmina da faca voltada para a esquerda. Posição 6h30.


- tendência atual: os talheres ficam em diagonal, com os cabos na posição 5h20 ou 5h25. A lâmina da faca deve estar sempre voltada para dentro do prato e nunca para os vizinhos, numa forma simbólica de dizer que o comensal não tem a intenção de agredir ou ferir os seus parceiros de refeição.


Portanto, não importa a ocasião ou o método seguido: dependendo de como você descansar os seus talheres após se alimentar, nem precisará mais chamar o garçom.

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário