sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Cozinha de Sal - Super Carne de Panela

Existem receitas que fazem parte do que consideramos como "aquela comidinha lá de casa", ou seja, são a boa e simples comida caseira. Muitas pessoas guardam, em sua memória afetiva, algumas destas receitas, como a carne de panela. É só falar em carne de panela que a gente já se lembra da panela de pressão chiando e do cheirinho do cozido de carne se espalhando pela casa, não é?



Pois é, mas por que, então, encontramos diferenças em algumas carnes de panela? A princípio não existem muitos segredos na preparação de carne de panela, mas então, como algumas são mais saborosas que as outras?

Talvez, a resposta esteja na ordem de preparo deste prato simples e delicioso!

Vou contar o meu jeito de fazer que conquistou, inclusive, o paladar de uma pessoa muito exigente aqui em casa: a Larissa. A Lara não gosta de carnes ensopadas e, quando tinha carne de panela feita, só comia as batatas. Quando eu fiz este prato para ela pela primeira vez, ela provou e adorou. Hoje, ela come, se lambuza e ainda repete!
Vamos, então, à receita da Super Carne de Panela!

Ingredientes:
- 1 quilo de acém cortados em cubos médios
- 1 cebola média picada
- 1 tomate picado
- 1 colher (sopa) rasa de Tempero Flex (receita aqui)
- 1 envelope de caldo de costela em pó
- 3 copos de água (requeijão ou 250 ml cada)
- 1 colher (sopa) de óleo
- 2 cenouras cortadas em pedaços grandes
- 3 batatas médias cortadas em 4 partes
- 1 pitada de coentro em pó

Modo de fazer: 
Numa panela de pressão em fogo alto, coloque o óleo e deixe esquentar bem. Adicione as carnes em cubos e  deixe fritar bastante, até que os cubos fiquem com aspecto “tostado”. Acrescente a cebola e o tomate, mexa e deixe-os dourar. 



Quando a cebola estiver dourada, coloque um copo de água, mexa bem e deixe cozinhar até secar. Adicione o Tempero Flex e mexa para dourar.

Adicione os outros temperos e mexa. Coloque mais um copo de água, tampe e deixe cozinhar em fogo alto por 30 minutos. Apague o fogo e deixe descansar por cerca de 10 minutos.

Retire toda pressão da panela, destampe e verifique se a carne está macia. Acenda o fogo, mexa bem (raspe todo tempero do fundo da panela) e deixe reduzir a água até começar a fritar novamente. 

Abaixe o fogo, coloque o último copo de água e mexa bem até soltar o tempero do fundo da panela. Isso vai transformar o tempero estorricado num molho muito saboroso.



Não há como errar. É só seguir a sequência certinho. A carne fica saborosa e muito macia. Experimente!

Bom apetite!

Abraços,

JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário