quarta-feira, 14 de agosto de 2013

De Malas Prontas - Parque Estadual de Ibitipoca, MG

De malas prontas para mais uma viagem? Que tal incluir uma mochila desta vez?

Em minhas andanças na época em quem morava em Juiz de Fora, eu conheci muitos lugares e coisas
incríveis. Cidadezinhas, igrejas, casas coloniais, museus, cidades históricas, ou seja, passeio de montão e cultura também. Foi lá que ouvi falar, pela primeira vez, de Ibitipoca, ou melhor, do Parque Estadual de Ibitipoca, localizado no distrito de Conceição de Ibitipoca, pertencente ao município de Lima Duarte, em Minas Gerais.


Confesso que fui conhecer e acabei me apaixonando pelo parque. Fiquei em
pousada, acampei fora e dentro do parque, passei final-de-semana, passei
apenas o dia... Em resumo: adorei! Com a proximidade de Juiz de Fora, sempre que podia, visitava o parque.

O parque tem uma área total de 1488 hectares e a sua entrada está situada a 3
quilômetros do distrito de Conceição de Ibitipoca. Foi criado em 4 de julho de 1973 e é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais. Por ser área de preservação ambiental, o ingresso é pago e as visitas são limitadas a trezentos pessoas, nos dias de semana, e oitocentas pessoas nos finais-de-semanas e feriados. A infra-estrutura conta com portaria, estacionamento, área de camping, restaurante, banheiros, Centros de Visitantes, de Administração e de Pesquisas, casa de hóspedes e alojamentos destinados a pesquisadores e funcionários. No caso do camping, a área é determinada pela administração e o número de visitantes também é controlado: dez barracas (30 pessoas) durante a semana e quinze barracas (45 pessoas) nos finais-de-semana e feriados. Não existe a reserva para o camping, portanto se você quiser ficar dentro do parque, é bom chegar bem cedo para conseguir lugar. O prêmio é que, se as condições estiverem boas, você poderá receber a visita de um lobo-guará, animal em risco de extinção e símbolo do parque, onde estiver acampado!


Se você curte turismo ecológico, é a pedida certa! As principais atrações são as
grutas, montanhas e cachoeiras de águas cor de âmbar e muito geladas! O
ponto mais alto é o Pico da Lombada, com 1784 m em relação ao nível do mar; é de lá que se consegue uma visão de 360º! Para onde quer que você olhe, só
verá o horizonte, já que não há montanhas que para barrar a nossa visão! É lindo de se ver!

Algumas grutas, cachoeiras e outros picos também se destacam, mas todos os
passeios que você quiser fazer dentro do parque exigirão longas caminhadas. Da entrada até a Janela do Céu, são aproximadamente 13 km de caminhada; já a Cachoeirinha, tem 7 km se contarmos como ponto de partida a área do camping. De qualquer forma, vale muito a pena caminhar e cumprir todos os roteiros
sugeridos para ver a Janela do Céu, a Cachoeirinha, o Pico do Pião, o Cruzeiro, o Lago dos Espelhos, a Cachoeira dos Macacos e a Cachoeira da Pedra Quadrada.


A fauna do parque é riquíssima e possui algumas espécies ameaçadas de
extinção, como a onça parda, o guigó e o lindíssimo lobo-guará. É possível ainda ver macacos como o barbado e o sauá (sagui), os papagaios do peito roxo, o coati e o andorinhão-de-coleira-falha, entre muitos outros. No parque, foi identificada uma espécie de perereca, que foi batizada como "Hyla de Ibitipoca".

Já a flora é tanto quanto encantadora. Orquídeas, candeias, líquens,
samambaias e bromélias são encontradas em grande quantidade. O parque
possui uma marca registrada: as "barbas-de-velho", uma espécie de líquen de cor verde-água, que pendem dos galhos das árvores e dão um efeito especial belíssimo e muito marcante. E é justamente pelo fato de o Parque ser uma reserva ecológica e área de preservação ambiental, que o acesso teve que ser restrito. Por isso, o limite de visitantes foi revisto e abaixado.

As melhores épocas para visitar o parque são o verão (temperaturas médias de
24º) e o inverno (com média de 12º, ou seja, é bastante frio). No inverno,
inclusive, acorda-se com neblina intensa, portanto leve bastante casaco mas, se preferir uma época mais quente, você poderá deliciar-se com a água gelada que desce das nascentes nas montanhas.


Existem três rotas de visitação e todas elas podem ser feitas em um dia, cada
uma: o Circuito das Águas, a Janela do Céu e o Pico do Pião. As trilhas são bem nítidas, embora a sinalização deixe a desejar em alguns trechos. A trilha que exige menor esforço físico é a do Circuito das Águas, com quedas d'águas e poços naturais. Existem os guias locais e, para maiores informações, não deixe de passar pelo Centro de Informações e Educação Ambiental.


O distrito de Conceição de Ibitipoca também é uma graça e vale ser explorado.
Na ânsia de encontrar ouro, os bandeirantes, vindos de São Paulo, criaram o povoado de Conceição de Ibitipoca, quando o padre João de Faria Fialho fincou bandeira no "Monte de Ebitipoca", em 1692. A fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição tem sua construção datada de 1768. Considerada muito importante durante o ciclo do ouro, teve o seu declínio com o fim deste ciclo e dispersão de seus habitantes. O "arraial", como é mais conhecido, voltou a viver uma nova fase de prosperidade a partir da década de 1970, com a descoberta de seus pontos turísticos e de seu ecossistema único. Sendo assim, o arraial é
considerado como uma extensão das infra-estruturas do Parque, com as suas charmosas pousadas e campings e sua culinária típica, como os pães de canela (deliciosos!), de cebola e de queijo.

O acesso é feito pelo município de Lima Duarte através da BR267. Em Lima
Duarte, pegue a estrada de acesso ao distrito de Conceição de Ibitipoca. São 27 km de estrada de chão com alguns pontos que garantem muita emoção (muita mesmo!). Do distrito, são mais 3 km até o Parque. Para se ter uma noção de distância, o Parque fica a 241 km de Belo Horizonte.


Maiores informações, acesse o site do Instituto Estadual de Florestas aqui: IEF - Site Oficial
 

Horário de funcionamento: 07 às 17h.
 

Telefone: (32) 3281-1101

Não deixe de visitar! É imperdível!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário