terça-feira, 27 de agosto de 2013

Recriarte - Cortina de Lençol

Mudanças são sempre bem-vindas em todos os aspectos de nossas vidas, principalmente aquelas que nos trazem uma melhor qualidade de vida mas, às vezes, algumas mudanças exigem um pouquinho a mais do nosso bolso, principalmente se nos mudamos de casa ou de cidade. Faz parte e todo investimento é válido, ainda mais se a mudança foi para melhor.

Com alguns truques na manga e muita criatividade,  a gente consegue driblar a falta de grana e deixar a nova casa mais aconchegante, nem que seja provisoriamente. Foi assim que tive a ideia de fazer uma cortina com um lençol já mais velhinho.


Nós nos mudamos para Santos há alguns meses e acabamos gastando um pouco a mais do que tínhamos planejado. Nosso apartamento em Sorocaba só tinha três janelas que necessitavam de cortinas e aqui, temos seis! Pois é! Exatamente o dobro de janelas para cobrirmos! Como a segurança de nossas gatinhas era prioridade, telamos todas as janelas primeiro (que, contando com a área de serviço, são sete janelas) e acabamos ficando sem grana disponível para fazer as cortinas.

Daí, vem aquelas soluções provisórias de sempre: cobrir com cobertor, cobrir com lençol, cobrir com qualquer coisa... Hahaha... Mas nesta semana que se passou, eu já estava enjoada de ver as janelas ou sem nada, ou com as soluções provisórias. Botei a cachola para funcionar e, como tínhamos alguns lençóis mais velhinhos dando sopa por aqui, resolvi testar. E deu certo! Pelo menos, até conseguir mandar fazer aquelas cortinas chiquetosas, vamos quebrando o galho com as nossas criações.

Não sou versada em costura e sei os pontos básicos apenas mas, com boa vontade, qualquer um é capaz de executar essa ideia. Vamos lá?

Materiais necessários:
- 1 lençol de solteiro
- agulha e linha para costura
- tesoura
- rodízios para cortina


Modo de fazer:
Escolha a parte do lençol que receberá as pregas e os rodízios. Após, faça pregas no tecido com 3 pequenas dobras, costurando-as. Deixe uma distância de 4 dedos entre uma prega e outra. Faça várias pregas, até o final do lençol.


Após, comece a pregar os rodízios no meio da distância entre as pregas. Costure um rodízio para cada 2 pregas, até o final do lençol. Está pronto!


Se você quiser e souber, pode usar a máquina de costura para um acabamento melhor e utilizar dois lençóis de solteiro para uma janela de quarto convencional.

No caso, eu utilizei apenas um lençol e já foi o suficiente. Além de ter ficado bem bacanudo, ficou bem barato: somando-se a linha para costura e o rodízio, não gastei nem 2 reais para fazer cada cortina (cada rodízio custou 25 centavos apenas). Demorei menos de uma hora para executar todo o trabalho e foi bem divertido.

Inspire-se! Quem sabe, aquele quarto da bagunça não está merecendo uma cortininha bacana e bem econômica? Mãos à obra!

Bom divertimento!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário