quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Do Museu à Balada - Filme: O Concurso

O Concurso, Brasil, 2013


Aproveitando o rastro do sucesso dos últimos filmes de comédia produzidos no nosso país, "O concurso" chega para fazer coro e existe uma boa razão para isso: o bom número de expectadores que vêm engrossando as bilheterias do nosso cinema brazuca.

Mas... Tudo não são flores. Se o leitor amigo acha que há alguma inovação ou algo que diferencie este filme dos últimos que ganharam as telonas, não se engane. A fórmula é simples, conhecida, previsível em muitos momentos, mas é aquela que funciona, então se você integrar-se ao time que não liga em experimentar novos jeitos para clichês bem conhecidos, pode se divertir um bocado. Agora, se você fizer parte do time que esperava por algo mais (que é o meu caso, particularmente), vai achar este filme divertido, "pero no mucho".


O filme conta a história de quatro advogados que passaram na primeira fase de um concurso público para juiz federal, mas que ainda precisam enfrentar a prova final que é realizada na cidade do Rio de Janeiro. Três são de outros estados (Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará) e um é o perfeito carioca malandro da noite boêmia da Lapa. Fábio Porchat interpreta o gaúcho Rogério Carlos, que sofre ininterruptamente a pressão do pai (Jackson Antunes) para não ser gay e fazer juz à macheza dos homens da família. Rodrigo Pandolfo faz Bernardinho, o nerd vindo do interior de São Paulo, com problemas de virilidade e com uma paquera de adolescência mal resolvida (Martinha Pinéu, interpretada por Sabrina Sato). Anderson Di Rizzi encarna Freitas, o cearense casado com filho a caminho (a esposa é interpretada por Carol Castro), devoto de todos os santos conhecidos e muito necessitado de se tornar juiz federal por causa do salário. Danton Mello é Caio, o carioca malandro, fã de um bom e velho "jeitinho brasileiro" de se resolver as coisas, que cisma que só há uma forma de se passar nessa última fase do concurso: tendo uma cópia do gabarito.

E assim, faltando cerca de 48 horas para o dia da última prova, eles saem em busca do tal gabarito. Ninguém precisa dizer, né? É confusão na certa! Os quatro se metem em confusões com a bandidagem, em brigas de travestis, sobem o morro e vão a um baile funk; em resumo: o final-de-semana acaba sendo totalmente maluco e saindo completamente do controle.


Com roteiro escrito pelo produtor LG Tubaldini Jr. e colaboradores como L.G. Bayão (Minha Fama de Mau), o filme não promete nenhuma mudança no cenário da comédia brasileira (aí foi a minha decepção). Muito pelo contrário: usa e abusa dos já consagrados clichês, como o "gaúcho gay", o uso de anões, as piadinhas sobre a virilidade e a homossexualidade, faz referência ao brasileiro que dá risada das leis e suas inexistentes punições através da expressão "contravençãozinha". Tem até a referência ao filme "Priscilla, a Rainha do Deserto" para o momento em que o personagem de Fabio Porchat sairá definitivamente do armário.

É uma comédia de humor fácil, para não pensar muito. A impressão que o filme me passa é a de que não está nem aí para as críticas que receberá, pois as situações cômicas, que são realmente previsíveis, vão garantir as risadas dos expectadores menos exigentes. Portanto, assista sem compromisso e sem esperar novas fórmulas. Assista simplesmente pelo prazer de rir das confusões pelas quais as pessoas podem passar em tão pouco tempo!


Ficha técnica:
- lançamento: 19 de julho de 2013. 
- duração: 1h 27min.
- direção: Pedro Vasconcelos.
- elenco original: Danton Mello, Fábio Porchat, Sabrina Sato, Pedro Paulo Rangel, Nelson Freitas, Rodrigo Pandolfo, Anderson Di Rizzi, Sandra Pêra, Duda Ribeiro, Carol Castro.
- gênero: comédia.


Bom divertimento!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário