quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Do Museu à Balada - Exposição: Brinquedos dos Anos 80

Pois é... Os quarenta anos chegaram, mas nem parece que já sou uma "quarentona", principalmente se me deparo com uma exposição de brinquedos dos anos 80! Ah, os anos 80! Tem jeito, não. A gente é saudosista mesmo!


Para aproveitar o gancho da comemoração do Dia dos Pais, o Miramar Shopping aqui de Santos fez uma exposição de brinquedos dos anos 80 chamada "Papai brincava assim". Foi muito bom relembrar alguns brinquedos que tive, alguns com os quais brincava mas que não possuía (geralmente, eram dos meus primos) e outros ainda que só ficaram na vontade, devido ao preço elevado que tinham na época.

Parece que recordar os anos 80 está sendo um bom investimento para os lojistas e fábricas, já que muitos brinquedos daquela época estão sendo relançados, assim como novelas de TV e músicas com um toque repaginado. Recentemente, parei uns segundos para assistir a uma novelinha (que já passa há 22 anos) do horário das 17:30 h e fiquei surpresa, pois vi que praticamente todas as músicas tocadas eram provenientes dos anos 80. A molecada de hoje canta hits de sucesso daquela época e nem imagina que essas músicas têm, pelo menos, 30 anos de existência. Bacana isso, já que, para mim, não existe época melhor para a música: os anos 80, em matéria musical, são imbatíveis!

Alguns brinquedos me chamaram mais a atenção e eu me derreti ao lado do robô Ar-tur! Como eu gostaria de ter tido um! Sucesso de vendas da Estrela, era um boneco acionado por controle remoto. Não tinha nada demais se comparado aos brinquedos atuais, mas comandar o robozinho era o meu sonho!


Outro que eu gostaria de ter tido e cheguei bem pertinho para matar as saudades foi o Lango-lango, da Balila, brinquedo que era, na verdade, uma boa e velha marionete. Se bem me lembro, eles eram em seis e vinham da "Ilha do Lango-lango". Até hoje, a gente faz o movimento dos braços para imitar este boneco.


Tinha estilingue, bolinha de gude, cartão de jogador de futebol, engradado de garrafinhas de Coca-cola, revólver de espoleta, Aquaplay, Comandos em Ação... Realmente, ao ver os brinquedos, bateu aquela saudade danada de bons tempos que não voltam mais, a não ser na memória. Saudade boa que me fez relembrar das brincadeiras na rua, de jogar queimada, andar de perna-de-pau, subir nas árvores para chupar jabuticaba, andar de patins na calçada, de brincar de "ônibus" carregando os amiguinhos na garupa da bicicleta, de jogar pião ou bafo (eu era boa nisso!). Eu vivia ralada e com as pernas roxas, mas jamais poderei reclamar que não tive infância.

A gente se divertiu na exposição! Espia aqui: Vídeo Brinquedos Anos 80 

É uma pena ver as crianças de hoje em dia tão ligadas nos brinquedos tecnológicos mas, quem sabe, exposições como essas não conseguem estimular os pais a brincarem mais de pertinho, sem tanto botão, comando, luzinha, com os seus filhos? Se o intuito da exposição era fazer com que os pais se lembrassem o quanto era bom ser uma criança ativa e que gostava de brincar, comigo e com o JH deu certo! Ainda não temos os nossos filhos, mas ficou a lição e a recordação.

Confira em sua cidade, querido leitor! Muitos centros comerciais estão fazendo o mesmo tipo de exposição e vale a pena conferir.

Saudades dos anos 80...

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário