quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Daí, Daqui, de Lá e de Cá - A Escova de Cabelo Correta

Estar com os cabelos mais curtos me trouxe sensações diferentes. Tem horas em que eu passo a escova para penteá-los e estranho, ou porque tem pouco cabelo para pentear ou porque a escova passou muito rapidamente, já que meu cabelo não está mais comprido. Tem horas em que nem a escova eu uso mais: vou desembaraçando com as mãos mesmo, fazendo as mechas e enrolando os meus cachinhos.

Pensando nesta minha nova fase "cabelinho curto", eu fiquei com uma dúvida: está certo que a espessura dos meus fios continua a mesma, mas será que a minha escova de cabelo deve ser trocada, já que o comprimento mudou?


Pois é. Ninguém pensa nisso, né? Pelo que andei pesquisando, se a mudança de corte foi bastante grande (como é o meu caso, por exemplo), continuar com a mesma escova de cabelo pode até ajudar a quebrar os fios e a formar pontas duplas. Em resumo: pode sim causar prejuízos ao nossos cabelos. Como escolher o melhor tipo?


São muitos os tipos e múltiplas, as utilidades. A principal função é desembaraçar, mas elas também servem para alisar, cachear, ondular e fazer penteados. Podem ser redondas, retas, com o formato de raquete, finas; de madeira, de plástico, com cerâmica e até revestidas com teflon. A gente até se perde com tantas opções para comprar, mas a aquisição deve ser feita de acordo com a sua utilização: se é uma escova para desembaraçar, se é para escovar, etc.

Vamos falar, agora, dos tipos e indicações.
1) Escovas tipo Denman.
O nome é oriundo do modelo clássico da famosa marca inglesa Denman, produtora de escovas e acessórios. A escova é normalmente retangular, onde as cerdas são pinos de nylon fixados em uma almofada de borracha, o que permite efeito anti-estático e aderência total dos fios à escova. Dá um alisamento super bacana, portanto é perfeita para cabelos lisos e finos. Além disto, como ela permite apenas uma determinada quantidade de pressão ao ser utilizada, não deixa agredir os fios e o couro cabeludo.



2) Raquetes.
Habitualmente, são escovas grandes e com cerdas separadas. São indicadas para desembaraçar os cabelos secos, mas também servem para pentear os fios com o uso do condicionador, durante o banho, ou logo após o enxágue.
Este modelo é ideal para cabelos lisos e levemente ondulados e pode ser usado para secar os cabelos curtos e lisos, fazendo movimentos de um lado para o outro, o que criará um efeito bem natural.




3) Redondas com tubo 360º de cerdas bem próximas.
Como possuem as cerdas bem juntas, permitem colocar mais pressão na raiz quando utilizada para escova lisa. Sendo assim, são ótimas para alisar cabelos muito cacheados ou crespos, para fazer cachos ou dar mais volume na raiz dos cabelos curtos.




4) Redondas, com tubo 360º de cerdas mais separadas.
São indicadas para cabelos de média densidade, longos ou médios, para alisar, fazer uma escova mais ondulada e dar brilho aos fios. Não é aconselhável para desembaraçar por enroscar bastante.





5) Redondas, retangulares ou finas com cerdas mistas (natural e sintética).
Geralmente, as cerdas naturais são feitas de pelo de javali ou crina de cavalo; e as sintéticas, de nylon. São ótimas para alisar cabelos ondulados e crespos finos, já que deslizam facilmente, não permitem muita pressão nem embaraçam na hora de se esticar os fios para alisá-los.




6) Retangulares ou ovais com cerdas separadas.
São universais. Desembaraçam todos os tipos de fios e comprimentos sem agredir.




7) Quadradas, retangulares, ovais ou estreitas e finas com cerdas bem próximas.
São ideais para finalização de penteados, principalmente se os cabelos já estão presos, domando os fios e mechas rebeldes.




8) Escovas térmicas.
Geralmente são circulares, com tubos que podem ser de cerâmica, metal ou teflon, materiais que ajudam a reter o calor do secador, reduzindo o tempo de secagem, o excesso de ar quente sobre as mechas a serem escovadas e, consequentemente, o excesso de queimaduras nos fios, já que o movimento de girar a escova para alisar se torna menos traumático para o cabelo.


Para o dia-a-dia, os cabeleireiros aconselham as seguintes coisas:
- cabelos enrolados, cacheados ou ondulados: devem ser penteados sempre úmidos, com escovas de cerdas largas, que ajudam a soltar as ondas, a domar os fios rebeldes e a distribuir a oleosidade natural da raiz às pontas.
- cabelos afro, muito crespos ou com cachos bem fechados: devem ser desembaraçados durante o banho com pentes de dentes largos. Nunca usar escova para desembaraçar, pois são finos e muito sensíveis.
- cabelos lisos: devem ser desembaraçados com escovas raquetes ou denman e rapidamente. Nada de ficar penteando muito!


Depois de tanto pesquisar, eu me senti aliviada. Sempre usei a escova certa, mesmo agora com os cabelos mais curtos!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário