quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Do Museu à Balada - Séries: Battlestar Galactica - Parte I

Olá, pessoas supimpas!

No ano de 1978, na onda de Guerra nas Estrelas, foi criada a série de ficção científica Battlestar Galactica. A série conta a estória de uma frota em fuga, sempre perseguida pelos androides cromados cylons, que querem dominar a raça humana. Os humanos viviam em doze colônias que foram dizimadas pelos cylons, e agora seguem para uma terra prometida, que é o nosso planeta Terra.



SyFy

Sempre lutando contra os cylons, durante o percurso, de planeta em planeta, eles descobrem pistas que dão a localização da Terra.

A primeira temporada mostra a destruição das doze colônias e a fuga dos remanescentes liderados pelo comandante Adama e sua nave de combate Galactica, a única nave militar de defesa que sobrou após os ataques. Os dois primeiros episódios da primeira temporada foram exibidos no Brasil como um longa metragem para o cinema e em 1980, a série estreou na TV.



SyFy

Nesta série, a origem dos cylons e a rivalidade entre eles e os humanos ficaram muito vagas. Não havia uma explicação detalhada sobre isso. Apenas diziam que os cylons queriam dominar o universo.

O remake de Battlestar Galactica, estreado em 2003, foi uma série para o público adulto, com cenas sensuais, violência, polêmica, muito diferente da primeira em que havia um menino e seu cachorrinho robô, que atraía o público infantil. A nova série, apesar de ter como base a primeira, tem muitos elementos da cena do mundo atual. Os próprios produtores disseram que se basearam em eventos como a guerra do Iraque.



SyFy

A primeira tinha os cylons como os malvados do universo; já no remake, no decorrer dos episódios, ficamos em dúvida sobre quais das duas raças é a mais cruel. Na série nova, explica-se que os cylons foram criados pelos humanos a fim de servi-los. Eles evoluem com sua inteligência artificial a ponto de adquirirem vontade própria. Se rebelam, são punidos e por fim, se vingam dos humanos destruindo as doze colônias. Num determinado momento, alguns humanos e cylons, por não verem mais razão na luta, formam um terceiro grupo que almeja a paz, e devido a isso, são hostilizados pelas raças em guerra que ainda se odeiam.



SyFy

O objetivo é encontrar um planeta chamado Terra, mencionado em antigas escrituras, visto como uma mera lenda por muitos, inclusive pelo almirante Adama. Apesar da vastidão do universo, cylons e humanos disputam o mesmo lugar tanto no espaço quanto para ganhar o respeito da outra raça.



SyFy

Enquanto, na primeira série, os cylons se mostravam como robôs cromados e voz metálica, no remake eles são parecido com humanos. Assim, eles se infiltram facilmente entre os humanos, sabotando a frota enquanto não são identificados. Além da aparência humana, eles também foram programados para se sentirem humanos e muitos deles, ao despertar, acabam tendo crises de identidade. Uns se odiando, outros se aceitando, ainda outros negando e ignorando suas origens preferindo viver como humanos e lutando contra a própria raça. Aqueles que demonstram piedade, amor e qualquer outro sentimento para com os humanos, passam a ser perseguidos e rotulados como “com defeito” pelos seus semelhantes.



SyFy

Apesar da aparência humana, os cylons já nascem adultos numa espécie de útero artificial. Não envelhecem, mas quando morrem a consciência é passada a um outro corpo sobressalente. Alguns deles, em sua ânsia de serem com humanos, se negam a ressuscitar, preferindo morrer para se encontrarem com o plano divino, tal como acreditam os humanos.


SyFy

Uma terceira raça misteriosa surge do cruzamento entre humanos e cylons. Esses híbridos são tão cobiçados pelos cylons quanto perseguidos pelos humanos, pois passam a ser de grande interesse para uns e uma ameaça para outros. Alguns acreditam que tais seres serão os que trarão a paz entre as duas raças.


Vídeos

Abertura da série clássica
Trailer da série épica


Para saber mais

Site oficial da série
Wikipédia

Para quem gosta de ficção científica ,Battlestar Galactica deve fazer parte do acervo.

Abraços do MM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário