segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Petlovers - Graminha com Estufa Caseira para Gatos

É com muito orgulho que estreamos um novo espaço aqui em nosso blog: a coluna Petlovers!

Amigos sempre têm um bichinho de estimação e, por isso, acabamos trocando experiências sobre a criação e as travessuras que os nossos amigos incondicionais fazem, afinal de contas amigos também são para essas coisas de bichinhos, não é?

A coluna Petlovers trará dicas, conselhos, artigos específicos e orientações veterinárias, além de promover e estimular ações para a proteção animal, voluntariado e adoções daqueles patudinhos que ainda não encontraram um lar.

Para a estreia, selecionamos uma dica para quem tem gatinhos em casa: graminha com milho de pipoca, mas feita de um jeito diferente!


Quem nos acompanha, já deve ter visto as nossas belezuras como modelos das caminhas de moleton (Caminha de Moleton com Calça e Caminha de Moleton com Blusa). Temos a Bolacha, nossa menina especial de 4 anos, e a Bastet, a caçulinha da casa com 1 ano e meio. Ambas são "resgatinhas" (gatinhas resgatadas de situação de abandono e maus tratos) e são a alegria de nossa casa! Portanto, sempre estamos em busca de novidades e dicas sobre felinos e criação indoor, já que gostamos de mimá-las e de mantê-las sempre felizes e saudáveis.

Assim como os cães, os gatos também precisam e gostam de comer um "matinho" de vez em quando. Isso é necessário para que eles consigam expelir as bolas de pelos que se formam em seus estômagos, formadas pelo próprio hábito de limpeza que os gatos têm, ao se lamberem para se limpar. Se essas bolas de pelo não forem expelidas, elas se acumularão no estômago deles, causando engasgos e vômitos frequentes. Com a ingestão de fibras, fornecidas pelo "matinho", as bolas de pelo são expelidas mais facilmente. Mas... E se você morar em apartamento ou não tiver quintal em sua casa?

Nós já tínhamos uma floreira com ervas para chás e temperos aqui em nosso apartamento. As meninas adoram hortelã e erva cidreira mas, como todo bom gato, elas se enjoaram. Foi aí que vimos a ideia de se plantar milho de pipoca para fazer uma "graminha" que servia para os gatinhos comerem. Resolvemos testar, mas modificamos algumas coisas... Hehehe!


Você não precisará de grandes espaços e nem de vasos tão grandes assim. Basta ter uma área que tenha luminosidade indireta e muita vontade de agradar ao seu gatinho! Vamos lá aprender a fazer graminha de milho de pipoca com uma estufa caseira?

Materiais necessários:
- 1 vaso plástico pequeno (usamos um para bonsai)
- terra adubada
- 1 caixa de sapato sem tampa
- 1 plástico transparente
- elástico
- grãos de milho de pipoca
- água
- 1 peso
- pedaços de espuma floral

- estilete

Modo de fazer:
É muito simples e, para mostrar isso, fizemos um vídeo! Acesse aqui: Vídeo Graminha com Estufa Caseira

Coloque em algum lugar alto e sem acesso aos gatos, mas que tenha luminosidade indireta.

A técnica dessa estufa caseira é baseada em uma prática muito usada no final do século XV e início do século XVI por navegantes que saíam em busca de novas rotas comerciais. Era a forma encontrada para ter verduras e legumes frescos durante a viagem, que podiam durar anos. Originalmente, eles plantavam dentro de garrafões e molhavam uma única vez. A água cumpria o ciclo completo dentro do garrafão, mantendo a umidade constante e necessária para que a planta sobrevivesse e ficasse longe de pragas.

Sendo assim, o peso colocado em cima da folha plástica serve para converger as gotículas de água que se evaporam, para que gotejem e molhem a pequena plantação. No caso, usamos um búzio pequeno como peso, mas você poderá utilizar qualquer objeto, desde que não seja muito pesado.

Aí está a progressão fotográfica da nossa plantação!
- 5 dias



- 8 dias


- 15 dias


Em média, sem a estufa caseira, a graminha leva até 4 semanas para crescer. Com a estufa, conseguimos acelerar o processo e, com apenas 15 dias, já oferecê-la para as nossas gatinhas. Mantivemos a graminha na estufa até o décimo dia e acreditem: não precisamos molhar uma única vez sequer! Como? A umidade foi mantida pela estufa, que faz a água completar o seu ciclo: evaporar durante o dia e condensar-se à noite, voltando para a terra. Olha o artigo interessante que o JH achou e que ratifica a nossa ideia: Matéria G1 Planta em Garrafão Fechado

Use os grãos de milho de pipoca de saquinho, aqueles que que você compra em supermercados e feiras livres. O grão de milho de pipoca para micro-ondas não dá certo.

Agora, é só oferecer a graminha diariamente para os seus gatinhos e manter o vaso longe do alcance deles. Eles vão adorar! As nossas gatinhas aprovaram!

Abraços,

Lara e JH

2 comentários:

  1. Eu plantei, mas plantei normal mesmo, deu super certo,cresceu bem rápido e o melhor, minha gatinha ficou muito feliz!!! Obrigada! Gostei muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri Gouveia, que maravilha! Ficamos muito felizes com a sua notícia e ainda mais com a alegria de sua gatinha! Nós é que a agradecemos por nos dar esta notícia maravilhosa e por nos acompanhar aqui no blog! Obrigado! Abraços!

      Excluir