sábado, 31 de agosto de 2013

Especiais - Roller Derby e a liga Thunder Rats Derby Squad

Roller Derby: você conhece ou sabe o que é?

Pois é. Esporte ainda bastante desconhecido aqui no Brasil, o Roller Derby está ganhando adeptos e conquistando o seu espaço. Equipes estão se formando e levando esse esporte a todas as fronteiras do mundo. Vamos conhecer mais um pouco sobre ele?

O Roller Derby surgiu durante o período da Grande Depressão, nos Estados Unidos. Como as corridas de resistência sobre patins eram muito populares, criaram-se competições mistas onde o objetivo era completar muitas voltas. Naturalmente, aconteciam choques entre os patinadores, o que levava o público ao delírio. Desde então, a partir de 1937, o foco das competições foi mudado para um esporte de equipe em uma pista inclinada, com ataque e defesa.



O Roller Derby clássico ainda é praticado até nos dias de hoje como esporte de resistência individual misto. Por outro lado, o formato de competição explodiu em popularidade, primeiro entre as ligas femininas nos EUA, posteriormente se expandindo para Europa, Oceania e, mais recentemente, América do Sul.

Este esporte se caracteriza por ser uma corrida com contato corporal, praticado com patins quad tradicional (roller skate) em uma pista oval. Cada um dos dois times adversários tem cinco jogadoras, sendo três delas as defensoras ou "blockers", uma delas a pivô (que lidera as estratégias do time) e uma atacante, a “jammer”, única responsável por marcar os pontos. As partidas são chamadas de “bout” e possuem dois períodos de 30 minutos. Cada um desses períodos é composto por um número indefinido de rodadas de até dois minutos, ou “jams”. O objetivo do jogo é fazer a “jammer” do seu time marcar o maior número possível de pontos, para isso, ela precisa ultrapassar quantas vezes conseguir o grupo de “blockers” do time adversário (marcando 1 ponto para cada jogadora adversária ultrapassada), já as defensoras tentarão impedir a “jammer” de passar. Bacana, hein?

Para saber mais de pertinho sobre este esporte tão emocionante, eu conversei um pouco com a Cristina “Bomber Girl” Braga, integrante da liga Thunder Rats Derby Squad, daqui de Santos, SP, jogadora e uma das maiores incentivadoras deste esporte na Baixada Santista.
 

1) Como o Roller Derby chegou ao Brasil?
Cristina: Em meados de 2009, uma garota que mora em São Paulo tomou conhecimento do esporte navegando pela internet. Ela procurou saber se havia alguma equipe no Brasil que já praticava o esporte e, ao saber que não havia, decidiu então criar uma equipe, que acabou sendo a primeira liga no país, a "Ladies of Hell Town". Algum tempo depois, surgiu uma equipe no Rio de Janeiro também, e daí em diante, com a criação de outras equipes, o esporte começou a se espalhar pelo país.

2) Como você o conheceu e quando surgiu o interesse em praticá-lo?

Cristina: Conheci a expressão "Roller Derby" através de uma rede social e fiquei curiosa para saber o que era isso. Quando eu descobri que era um esporte de contato e com patins, me apaixonei na hora e decidi praticar!

3) Quais são os acessórios para praticar este esporte? Todos podem ser jogadores?

Cristina: Para treinar/jogar Roller Derby, é necessário que você tenha joelheiras, cotoveleiras, protetores de punho, capacete, protetor bucal e o patins quad (semelhante ao patins de patinação artística). Sim! O Roller Derby não faz distinção nenhuma de etnia, de idade, de estrutura física ou qualquer outra coisa. Num mesmo time, você encontrará com certeza meninas altas e baixas, magrinhas ou mais gordinhas, com 18 ou 40 anos. No Brasil, ainda só temos equipes femininas adultas (acima de 18 anos), porém fora de nosso país já existem times masculinos adultos, times mistos (homem e mulher) e junior (de 7 a 17 anos).



4) Como está a divulgação deste esporte aqui no nosso país? Existe algum tipo de incentivo por parte do governo? Como se pode divulgar o Roller Derby?
Cristina: Cada liga trabalha forte por sua conta própria a divulgação e o marketing da equipe, produzindo desde material de divulgação física (flyers impressos) para panfletagem até divulgação nas redes sociais. Como o esporte é novo no país, tudo ainda funciona na base da boa vontade e iniciativas das jogadoras, portanto o apoio governamental e privado é quase inexistente.

5) Mais especificadamente, aqui na Baixada Santista, como se pode participar?
Cristina: Basta visitar um treino nosso! Para mais informações sobre como funciona o esporte, bem como saber os dias e horários dos treinos, é só enviar um e-mail para info@thunderrats.com.br ou uma mensagem em nossa página no Facebook: www.facebook.com/ThunderRats .

6) Qual é a sua posição dentro da liga Thunder Rats Derby Squad?

Cristina: Tenho preferência por jogar na posição de defensora ("blocker"), porém também treino na posição de atacante ("jammer"). Cada posição tem a sua peculiaridade e treinos específicos, mas ambas são fascinantes de se jogar!


 
7)  A Thunder Rats aceita patrocinadores? Como se faz para patrocinar?
Cristina: O Roller Derby é um esporte alternativo e independente, ainda novo no Brasil, então a exposição na imprensa ainda é pequena. Possuímos diversas despesas, como compra de equipamentos, aluguel de quadra, viagens para torneios, material de divulgação, etc. Desta forma, sim, as portas do nosso time estão sempre abertas às empresas públicas, privadas ou pessoas físicas que queiram nos ajudar com patrocínios, apoios e doações. Qualquer ajuda, financeira ou não, é super bem-vinda, sempre! Empresas ou pessoas que tiverem interesse em conhecer melhor o esporte e nos ajudar, basta entrar em contato com a gente através do e-mail: contato@thunderrats.com.br.



É isso aí, moçada bonita! Quem se interessou, entre em contato sem demora com a Thunder Rats. O Roller Derby é bacana, inclusivo e muito divertido de se jogar e de se assistir. Eu adorei!!!

Participem!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário