quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Do Museu à Balada - Parque da Água Branca

O Parque Fernando Cosa, ou Parque da Água Branca como é conhecido, é um dos poucos parques existentes dentro da selva de pedra que é a cidade de São Paulo.



Lá dentro, nos esquecemos da correria do dia a dia que nos assola. Ao invés de buzinas de carros e sirenes, ouvimos cantos das aves que andam soltas por lá. Ao invés de britadeiras e marteladas, escutamos o vento batendo nas árvores e a água corrente fluindo. Nem parece que estamos dentro de uma metrópole.




O Parque da Água Branca foi criado em 2 de junho de 1929 pelo Secretário de Agricultura Dr. Fernando Costa, com o objetivo de abrigar exposições e provas zootécnicas. Em 1996, foi tombado pelo Condephaat como patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico do estado de São Paulo.




Abriga, também, diversas associações de criadores de raças de equinos e bovinos, a AAO (Associação dos Agricultores Orgânicos de São Paulo), o Instituto de Pesca e o Museu Geológico Valdemar Lefèvre, entre outras instituições.




Encontramos, no parque, um ótimo lugar para um piquenique ou uma leitura. Podemos ouvir as rodas de viola que acontecem frequentemente na Casa do Caboclo, uma edificação de taipa com paredes de barro, ripas e bambus. No coreto, acontecem apresentações musicais e teatrais e o aquário tem espécies típicas dos rios de São Paulo.




Às terças, sábados e domingos, das 7h00 às 12h00, acontece a feira de produtos orgânicos. O parque fica pertinho da estação Barra Funda do metrô, é um parque enorme e muito arborizado.




Informações:
Parque Dr. Fernando Costa (Parque da Água Branca)
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3865 4130 ou (11) 3865 4131

Abraços do MM!



Nenhum comentário:

Postar um comentário