quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Daí, Daqui, de Lá e de Cá - Hidratantes e Esfoliantes Caseiros

Oi, gentE!

Pele. O maior órgão do nosso corpo. Consequentemente, o mais propenso a problemas, o mais judiado e mais esquecido por nós.


Desde os tempos antigos, todos nós, mulheres e homens, temos dicas, truques e receitas caseiras para solucionar os problemas de nossa pele. Para todo tipo de problema, existe uma solução.

Quem nunca fez a pastinha de amido para aliviar as queimaduras do sol, ensinada pela avó? Ou não fez um peeling com açúcar e limão que a tia ensinou? Todos nós, ou a grande maioria, já tentamos várias receitas caseiras.

Como alguns cosméticos são de difícil acesso pelo preço ou localidade onde residimos, resolvemos testar algumas receitas e postá-las aqui, já que os amigos também são para essas coisas!

Vale a pena experimentar. Você só precisará ter o cuidado de fazer um teste no antebraço, antes de aplicar a receita no rosto, pois nunca se sabe se a pele  reagirá de forma negativa.


Duas dicas de ouro:
- pepino e chá de camomila gelado : suavizam olheiras, porém o efeito é temporário. Vale muito a pena usar naqueles dias em que dormimos mal. O gelado também dá uma sensação agradável.
- mel com açúcar: mistura usada para esfoliar e deixar a pele mais macia. Use apenas uma vez por semana, com movimentos delicados para não machucar a pele.


Vamos às receitas!

1. Hidratante de coco para pele ressecada.
- 2 colheres de coco fresco
- 1/2 colher (chá) de óleo de amêndoas
- 1/2 colher (chá) de mel
Retire a polpa do coco fresco e bata no liquidificador até virar uma pasta. Adicione o óleo de amêndoas e o mel. Bata novamente até a pasta ficar fina.
A medida serve para apenas uma aplicação e não deve ser reutilizada ou conservada.
Modo de usar: aplique sobre a pele do rosto e pescoço e deixe por 20 minutos. Retire lavando o rosto com água morna (mais para fria que morna).


2. Esfoliante de açúcar mascavo.
 - 1 colher (chá) de açúcar mascavo
- 1 colher (chá) de aveia em flocos finos
- 2 colheres (chá) de mel
Misture todos os ingredientes em um potinho até obter uma pasta.
Modo de usar: lave o rosto com água e, com o rosto ainda úmido, aplique o esfoliante em movimentos circulares, do centro para a lateral do rosto. Retire com água fria.



3. Lifting caseiro.
- clara de 1 ovo
- 1 colher (sopa) de amido de milho
Bata a clara em neve e acrescente o amido de milho. Misture até ficar uma pasta homogênea.
Modo de usar: aplique no rosto de 2 a 3 vezes na semana, deixando agir por 15 minutos. Retire com água fria.


4. Creme hidratante de abacate.
- 1/2 abacate
- 1 colher (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de mel

Misture muito bem os ingredientes até formar um creme.
Modo de usar: aplique no rosto e deixe agir por cerca de 10 minutos. Enxague com água morna.


Temos inúmeras receitinhas e truques, mas não podemos esquecer do mais importante: alimentação saudável  e hidratação para o corpo com a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Minha dermatologista incluiu alguns itens na minha alimentação para dar uma ajuda à minha pele: castanhas, leite de soja, peixes, ovos, azeite de oliva, cenoura, mamão, linhaça e leite fermentado (essa parte eu amei! Aliás, a ginecologista também recomendou o leite fermentado).

Ah! E filtro solar. Sempre!

Espero que gostem das dicas.

Beijos daqui, para todos daí, de lá e de cá!

Fabby

Nenhum comentário:

Postar um comentário