quarta-feira, 28 de agosto de 2013

De Malas Prontas - Paraty, RJ

Situada no litoral sul do Rio de Janeiro, em um local conhecido como “Costa Verde”, Paraty é a primeira cidade na divisa do estado do Rio de Janeiro com São Paulo, logo após a cidade de Ubatuba.


A região toda, entre Ubatuba e Angra dos Reis, é extraordinária. Além da beleza sem igual, com paisagens compostas de lindas praias e exuberante floresta atlântica, a cidade de Paraty se destaca pela beleza de sua arquitetura, pela diversa e preservada cultura, aconchegantes pousadas, cachoeiras espetaculares (mais de cem!) e uma paz sem comparação.


Sem dúvida alguma é um dos lugares mais bonitos que visitei e, de longe, o lugar mais mágico que morei.


O centro histórico é um espetáculo à parte. Ele é o conjunto arquitetônico do século XVI mais bem conservado do mundo, sendo comparado apenas à cidade de Óbitos em Portugal, e isso tem explicação na própria história de nosso país.


Um pouquinho de história:
- 1531: provável passagem de Martim Afonso de Sousa
- 1551: a região tem sua primeira transcrição pelo mercenário alemão Hans Staden
- 1596: passagem de Martim Correia de Sá
- 1667: Carta Régia confirmando a elevação à vila
- 1703: porto de escoamento do ouro que descia pela Estrada Real
- 1844: elevação à cidade de Paraty.
- 1950: chegada do primeiro automóvel a Paraty, através da estrada Paraty-Cunha. São os primeiros turistas paulistas.
- 1954: abertura de estrada ligando a cidade ao Vale do Paraíba.
- 1958: tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
- 1966: classificação como Monumento Nacional
- 1973: abertura da Rodovia Rio-Santos e início do ciclo do turismo em Paraty.

 

As idas e vindas da história trouxeram à cidade riqueza e cultura, mas, em dado momento, acabaram por deixar Paraty tão isolada que a cidade chegou a ter 800 habitantes apenas. Essa, sem dúvida, foi a razão da preservação de sua arquitetura e cultura. Num breve passeio pelo centro histórico, é possível observar três séculos de estilos arquitetônicos bem distintos. Uma verdadeira viagem no tempo em 33 quadras.

Outra curiosidade, imensamente explorada pela cultura popular, são os desenhos maçônicos nos antigos casarões. Durante o ciclo do ouro, muitos cargos de confiança foram preenchidos por pessoas muito próximas do Império, pessoas essas que, em sua maioria, eram formadas por maçons. Estes, devido ao distanciamento da corte, cunhavam na fachadas de suas casas muitos sinais, que eram imediatamente identificados por outros maçons que chegavam à cidade. Com a conservação dos prédios, esses símbolos também foram preservados. Hoje, existem em Paraty duas Lojas Maçônicas, que guardam a tradição do local.


Mas Paraty não é só tranquilidade, natureza e história. As riquíssimas gastronomia e cultura transportam o visitante para uma inesquecível viagem por sabores, texturas e aromas. Levam os amantes da boa música (que pode ser MPB, rock ou jazz), de artes plásticas e teatro para uma aventura inesquecível, o que deixa sempre um gostinho de quero mais.

Algumas dicas:
- tente programar pelo menos cinco dias em Paraty.

- use chinelos ou tênis para visitar o centro histórico e ande pelo meio da rua, onde as pedras são mais retas.
- não deixe de passear de escuna.
- visite a Casa da Cultura.
- experimente o delicioso sorvete italiano na Miracolo e o delicioso camarão casadinho (muitos restaurantes oferecem), prato tipicamente paratyense. Você pode encontrá-los na praça da igreja matriz.

- vá ao teatro de bonecos. Busque informações na recepção das pousadas, já que, em sua maioria, elas vendem os ingressos, que são muito disputados devido ao tamanho do teatro.
- para as lembranças, procure a Casa Sol e Lua, na primeira quadra da Rua da Lapa, na entrada do Centro Histórico. Lá, você vai encontrar a maior variedade e o melhor preço da cidade.
- visite a vila Trindade.


Certamente, caro viajante, este será um passeio inesquecível. Como eu sei? Em 1999, fui passar o reveillon, com a intenção de ficar duas semanas, mas acabei ficando seis deliciosos anos.

Abraços,

J.’.H.’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário