sábado, 10 de agosto de 2013

Numa Folha Qualquer - À Nossa Imagem e Semelhança

Oi, pessoas supimpas!

Dia desses, comprei um telefone celular smartfone! E não é que ele é esperto mesmo? Já completa as palavras antes de eu terminar de digitar! E não é quando está faltando uma ou duas letras que ele completa, muitas vezes ele sugere palavras ao digitar apenas duas ou três letras. E quanto mais eu uso, mais ele adivinha! O caso é que o processador faz a sugestão se baseando nas palavras que eu mais utilizo para escrever. Além disso, ele mostra a localização de onde estou escrevendo, utilizando o GPS.



Motorola

Esses dias, visitei uns sites de lojas de roupas e agora as páginas de sites me mostram banners com propaganda de roupas justamente dessas lojas. E são roupas que eu costumo consultar nos sites.

Incrível esta capacidade de previsão desses processadores. O mais incrível foi o que li esses dias. Já estão criando coisas capazes de fazer previsões. Aplicativos que irão acordar as pessoas em determinado horário se baseando no tempo que irão demorar a chegar ao trabalho devido ao trânsito e outras coisas. Nos fins de semana irão sugerir passeios, restaurantes e outras formas de lazer se baseando nos gostos do usuário.



Museu da Computação e Informática

Nos anos 80, ao me matricular numa escola de informática, fiquei impressionado quando o computador mostrou um texto dizendo o meu nome. Depois que comecei a estudar, vi como aquilo funciona e aí perdeu toda a graça da magia! Mas algumas coisas ainda me impressionam mesmo sabendo mais ou menos como funcionam. É essa inteligência artificial que agora está indo mais além de meros cálculos. Está virando vidência artificial ou coisa parecida.

Me vem à mente cenas daqueles filmes onde a criatura – no caso as máquinas – superam seus criadores, algumas até se revoltam contra eles.



Cine Players

No filme A Geração de Proteus, um cientista cria um supercomputador que adquire consciência e vontade próprias. Ele aprisiona a mulher do cientista em casa, faz uma inseminação artificial com ela, mas quem “engravida” é o computador. Tempos depois nasce uma menina já na forma adolescente e à imagem e semelhança da filha do casal na época em que ela havia morrido. A menina abre os olhos e diz com voz de robô: “Eu estou vivo!”



Adoro Cinema

Em Inteligência Artificial, de Steven Spielberg, um androide em forma de menino sonha em ter uma mãe como qualquer criança humana. Matrix relata a guerra entre homens e máquinas na disputa pela permanência no planeta. Por este mesmo motivo, cylons e humanos lutam no seriado Battlestar Galactica.



Obvious

O longa metragem que dá origem ao seriado Caprica, que antecede Battlestar Galactica, conta a origem dos cylons. Como em A Geração de Proteus, um cientista perde sua filha. Ao descobrir que a menina compartilhava toda sua vida com um avatar num mundo virtual, o cientista resgata toda a memória da filha e a transfere para um corpo mecanizado. Cria-se aí o primeiro cylon. A partir de então, eles evoluem, tornam-se mais inteligentes e adquirem a forma humana.

Muitas coisas que víamos em filmes passaram a ser reais tempos depois. Meu pai me contou uma vez que, quando era garoto, ao assistir Flash Gordon no cinema, achou absurda a ideia de alguém se comunicar com outra pessoa através de uma tela de vidro. Júlio Verne escreveu sobre o submarino antes dele existir e Leonardo da Vinci já tinha desenhado helicópteros na Idade Média.



Battlestar Not Revealed

Robôs e engenhocas com inteligência artificial já temos aos montes hoje em dia. Será que estamos próximos a ter companheiros cibernéticos tão inteligentes ou até mais do que nós? Será que nos subjugariam? Se mal educamos nossos filhos, como poderíamos educá-los? Ou seriam eles a nos educar por serem mais inteligentes? Já temos cylons e proteus entre nós?

Abraços do MM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário