terça-feira, 6 de agosto de 2013

Cozinha de Açúcar - Gelado de Maria-Mole com Calda de Frutas Vermelhas

Hummmm... Que dia doce!

Cozinha de Açúcar no ar? Garantia de uma receita bem docinha para adoçar a sua vida!

Muitas pessoas não se habilitam a enfrentar uma cozinha para fazer doces por pensarem apenas em bolos elaborados, recheios complicados e muita louça para ser lavada depois. Nem sempre é assim, moçada! Tem receita doce bem descomplicada, fácil e rápida de ser preparada. Um bom exemplo é a receita que executaremos no dia de hoje: gelado de maria-mole com calda de frutas vermelhas!


Com poucos ingredientes e um acessório que todo mundo tem em casa, o liquidificador, você poderá fazer esta receita sem maiores complicações, em tempo recorde e sem muita louça para lavar!
Pensando em o que escrever para a receita, eu percebi que não conhecia nada sobre o que é a maria-mole, que me traz lembranças da infância e das festas juninas. Pesquisando, aprendi que ela é um doce típico do Brasil (sim! a maria-mole é brazuca!), feito da mistura do açúcar, claras em neve e gelatina incolor. Opcionalmente, a maria-mole leva coco ralado em sua cobertura. É considerada o "marshmallow" brasileiro, mas com uma diferença: não é pegajosa.


"Reza a lenda" de que este doce é paulistano, criado por Antonio Bergamo, fabricante de doces e descendente de italianos. Tentando aproveitar claras de ovos excedentes, ele criou um suspiro mais consistente e, na expectativa de fazê-lo endurecer, adicionou gelatina. Ao contrário do que esperava, o doce não endureceu e ficou com a consistência molenga, daí surgindo o nome de maria-mole.
Após a mente ser alimentada, vamos à receita, então?


Ingredientes:
- 2 caixas de maria-mole (sabor de sua preferência)
- 1 lata ou caixa de leite condensado
- 1 lata ou caixa de creme de leite
- 200 ml de leite aquecido
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de geléia de amora

- 2 colheres (sopa) de geléia de morango

Modo de fazer:
Misture o leite condensado, o creme de leite, o leite aquecido e o pó de maria-mole no liquidificador e bata bastante, por uns 5 minutos, até ter a certeza de que tudo se misturou muito bem. Despeje em forma plástica untada com água e leve à geladeira por 2 horas e meia, pelo menos, antes de desenformar.


Para desenformar, vá puxando as bordas em direção ao centro da fôrma de furo, delicadamente, soltando-as devagar. Se quiser, para acelerar o processo, você pode passar um pano aquecido no fundo da fôrma ou passá-la pelo vapor de água de uma chaleira.


Para a calda, primeiramente dissolva o açúcar na água em uma panelinha, em fogo médio. Depois, comece a acrescentar as geléias. Mexa sempre e vá apurando, até obter a consistência de calda. Espere esfriar bem e disponha sobre o gelado.


Mantenha o doce em geladeira sempre.

Se você quiser, poderá usar um refratário ou taças para acomodar este doce, sem a necessidade de só se usar fôrmas de buraco. A sua imaginação comanda!

Bom apetite!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário